CIDADE

Vacinação contra o Sarampo acontecerá no sábado (30)

Unidades de Saúde de Serra estarão abertas recebendo pessoas de 20 a 29 anos.

Em 29/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Everton Nunes - Secom/PMS

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou no dia 18 de novembro e terminará neste sábado (30), quando acontece o Dia D de mobilização. Todas as pessoas com idade entre 20 e 29 anos devem comparecer a uma das 23 unidades de saúde de Serra, que estarão abertas.

A vacinação acontecerá das 8 às 16h30. O Dia D será realizado nas seguintes unidades: Planalto Serrano A, São Marcos, Serra-Sede, Barcelona, Eldorado, Nova Carapina II, Porto Canoa, Serra Dourada, Taquara II, Feu Rosa, P.R. Laranjeiras, Bairro de Fátima, Boa Vista, Carapina Grande, Central Carapina, Jardim Carapina, Jardim Tropical, José de Anchieta, São Diogo, Cidade Continental – Setor América, Novo Horizonte, Jacaraípe e Nova Almeida.

O público-alvo são pessoas com idade entre 20 e 29 anos. A campanha é uma estratégia para interromper a circulação do vírus do sarampo no país e será seletiva, ou seja, serão vacinados aqueles que ainda não atualizaram o cartão.

Também serão atualizados os cartões de meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos com doses de HPV. Para vacinação da meningocócica C, a faixa etária é de 11 a 14 anos tanto meninas quanto meninos.

Para receber as doses, além da caderneta de vacina, é preciso levar documento de identificação e o Cartão SUS, se tiver.

Faculdade

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Saúde de Serra realizou uma ação na Faculdade Multivix visando melhorar o acesso da população à vacinação durante a Campanha Nacional Contra Sarampo. As doses foram aplicadas das 8h30 às 12h30, visando a atualização do Cartão de Vacinação dos funcionários e alunos. Além da Tríplice Viral, foram disponibilizadas também as vacinas Dupla Adulto, Hepatite B e Febre Amarela.

LEIA TAMBÉM

Após chuvas, Prefeitura realiza força-tarefa para combater mosquitos em valas e charcos

Em razão das fortes chuvas das últimas semanas, está sendo realizada uma força-tarefa para combater mosquitos em valas e charcos, áreas próximas a mangues e matas onde houve acúmulo de água.

Os trabalhos foram intensificados e vão acontecer até o próximo sábado (30) em Vista da Serra, Solar de Anchieta, José de Anchieta, Cantinho do Céu, Central Carapina e Jardim Carapina. A ideia é combater tanto o Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya, quanto o culex, conhecido como pernilongo.

As áreas alagadas foram mapeadas e foram identificados os locais estratégicos para o serviço, que consiste na passagem do carro Fumacê todos os dias das 17 às 21 horas, aplicação do larvicida biológico nas áreas de vala e charco, além da pulverização costal das 8 às 14h.

Em paralelo, continua o mutirão específico de combate à dengue, que começou em outubro e vai até 15 de dezembro em 40 bairros. As ações acontecem todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados, para combater o Aedes aegypti no período que antecede o verão.

Nesse caso, foram intensificadas as ações de controle vetorial em localidades que apresentam mais vulnerabilidade para incidência do vetor, além de operações de bloqueio de transmissão e controle químico em pontos estratégicos. Também estão sendo realizadas ações de educação voltadas à conscientização.