SAÚDE
Vacinação contra Poliomielite e Sarampo até 18 de dezembro
Ministério da Saúde autorizou que os Estados optassem pela prorrogação ou não da vacinação.
Em 25/11/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A imunização ocorre nas 493 salas de vacinação dos 78 municípios do Estado do Espírito Santo.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças de um ano a menor de cinco anos de idade – mesmo as já vacinadas anteriormente –, e a Campanha de Vacinação Indiscriminada contra o Sarampo para o público-alvo formado por adultos de 20 a 49 anos tem nova prorrogação em todo território capixaba até o próximo dia 18 de dezembro.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, o Ministério da Saúde autorizou que os Estados optassem pela prorrogação ou não das campanhas.
“O Estado do Espírito Santo, juntamente com os municípios, considera fundamental o aumento da cobertura da Campanha contra a poliomielite para eliminar o risco da reintrodução da doença. Para isso, é de extrema importância a adesão dos pais ou responsáveis à vacinação", disse a coordenadora.
Para a vacinação contra a Poliomielite a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%, com estimativa de imunizar cerca de 204.269 crianças no Espírito Santo. Já para a vacinação contra o Sarampo, para adultos de 20 a 49 anos, a meta do Estado é vacinar o maior número de pessoas, das 1.707.734 que estão nesta faixa etária. A imunização ocorre nas 493 salas de vacinação dos 78 municípios do Estado.
Dados das campanhas
Até esta terça-feira (24), foram vacinadas 145.559 crianças de um ano a menor de cinco anos de idade contra a Poliomielite, levando a cobertura vacinal para 71,26%. Em relação à Campanha de Sarampo, 156.748 pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos receberam dose extra da vacina contra o Sarampo.
Dados Sarampo
A coordenação do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis informa que, até o dia 14 de novembro deste ano, o Espírito Santo tinha 46 casos suspeitos de Sarampo notificados, 44 descartados, dois em investigação e nenhum caso confirmado. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa)