CIDADANIA
Vagão Cultural ganha os trilhos da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Nesta semana, uma nova atração ganhará os trilhos da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
Em 28/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Nesta semana, uma nova atração ganhará os trilhos da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), linha férrea centenária operada pela Vale que liga os estados do Espírito Santo e Minas Gerais. No dia 29 de abril, véspera do Dia do Ferroviário - que é celebrado anualmente no dia 30 de abril -, a Vale faz a viagem inaugural do Vagão Cultural, um carro de passageiros que foi totalmente reformulado e adaptado para funcionar como espaço dedicado à realização de atividades culturais, ambientais e relacionadas à saúde, entre outras, durante a viagem do Trem de Passageiros da ferrovia Vitória a Minas. Em sua primeira viagem ao longo da Vitória a Minas, o novo carro partirá da Estação Pedro Nolasco, em Cariacica/ES, com destino à capital mineira Belo Horizonte. Já no sábado, dia 30 de abril, será a vez dos passageiros que viajam de Belo Horizonte com destino ao Espírito Santo conhecerem o Vagão Cultural.
Para marcar a ocasião, ações variadas envolvendo temas relacionados ao universo ferroviário estão previstas: exposição de peças que eram utilizadas nas atividades da ferrovia no passado, bem como de fotos antigas retratando a história da Vitória a Minas, sessões de cinema itinerante, com exibição de vídeos sobre a história da ferrovia, e de vídeos que fizeram parte do projeto Curta Vitória a Minas e que envolvam a temática ferroviária. O Curta Vitória a Minas foi realizado em 2014 pela Vale, em parceria com o Instituto Marlim Azul e o LabMuy, com o objetivo de valorizar as comunidades vizinhas à EFVM a partir da produção de filmes de até 12 minutos sobre fatos curiosos e personagens marcantes desses locais.
A ideia é que o Vagão Cultural seja acoplado ao Trem de Passageiros da EFVM em ocasiões específicas e datas comemorativas e que funcione como mais um atrativo para os passageiros que utilizam o transporte ferroviário diariamente. Iniciativas como apresentações musicais e teatrais no estilo "pocket" voltadas a valorizar a arte e a cultura e a proporcionar a interação dos passageiros que estiverem embarcados, oficinas de educação ambiental, campanhas de segurança ferroviária e ações relacionadas à saúde - como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e campanha de combate ao fumo, entre outros - são algumas das atrações que devem ganhar os trilhos da Vitória a Minas a bordo do Vagão Cultural.
Além das ações que serão realizadas nos dias 29 e 30 de abril durante a primeira viagem do novo carro, outras já estão previstas no calendário do Vagão Cultural, a saber: Dia das Mães, dos Pais e das Crianças; Festival de Arte no Trem de Passageiros; Semana do Meio Ambiente; e Dia da Árvore, entre outros.
Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas
Considerada a ferrovia mais produtiva do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.
Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Em 2014, toda a frota de passageiros da Vitória a Minas foi renovada, colocando carros mais modernos e confortáveis à disposição das pessoas que utilizam o transporte ferroviário diariamente.
Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência tanto operacional quanto energética, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.
Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de ensino fundamental e médio situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.
Fonte: VALE