NEGÓCIOS
Vale conclui obras de túnel ferroviário Marembá, em Minas Gerais.
Cerca de 120 empregados trabalharam nas obras de renovação do túnel Marembá.
Em 11/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Vale concluiu, no final de fevereiro, as obras de renovação do túnel Marembá, estrutura ferroviária localizada entre as cidades de Barão de Cocais e Belo Horizonte, em Minas Gerais, por onde circulam diariamente cerca de 20 trens de carga, além do Trem de Passageiros, operados pela empresa. Esse último realiza duas viagens diárias, sendo uma com destino à cidade de Cariacica, no Espírito Santo, e outra para a capital mineira Belo Horizonte. O túnel ferroviário Marembá tem 2.123 metros de extensão.
A obra, que permitiu a substituição de mais de 3.700 dormentes e a renovação de todo o lastro, teve como finalidade possibilitar a modernização do sistema de sinalização ferroviária no trecho em questão, o que trará mais segurança operacional e produtividade nas operações. A atividade contou om a participação de aproximadamente 120 empregados da Vale diretamente ligados à manutenção de via permanente.
Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas
Considerada a ferrovia mais produtiva do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.
Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Em 2014, toda a frota de passageiros da Vitória a Minas foi renovada, colocando carros mais modernos e confortáveis à disposição das pessoas que utilizam o transporte ferroviário diariamente.
Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência tanto operacional quanto energética, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.
Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de ensino fundamental e médio situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.