EDUCAÇÃO
Vale promove novas turmas do curso de Libras em Cariacica-ES.
As aulas serão realizadas na Escola Estadual Manoel Paschoal de Oliveira, em Nova Canaã.
Em 20/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Moradores da Grande Flexal, região que contempla os bairros Flexal 1, Flexal 2 e Nova Canaã, em Cariacica, terão uma nova oportunidade de aprender sobre a Língua Brasileira dos Sinais (Libras). Nesta semana, tem início mais uma edição do projeto "Comunidade Bilingue", iniciativa, que envolve a realização de aulas gratuitas de Libras, numa parceria entre a Vale, a Associação de Moradores de Flexal 1 e Nova Canaã. As aulas serão realizadas na Escola Estadual Manoel Paschoal de Oliveira, em Nova Canaã.
A terceira edição do projeto ofertará duas turmas específicas: uma de nível básico, voltada para iniciantes, e outra de nível intermediário, para pessoas que participaram das edições anteriores do curso, realizadas no primeiro semestre deste ano e em 2014, ou que já tenham feito o curso básico de Libras. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada uma das turmas, totalizando 60 oportunidades. A metodologia do curso envolverá aulas expositivas e dialogadas, grupos de debates, atividades práticas individuais e em grupo e avaliação do conhecimento teórico e prático adquirido durante as aulas. Tanto o professor que irá ministrar as aulas do curso básico, quanto o responsável pela turma de nível intermediário, são surdos e têm formação superior em Libras.
De acordo com o coordenador do curso e intérprete de Libras Júlio Reis, que é também o idealizador do projeto Comunidade Bilingue, a possibilidade de oferecer a capacitação para os moradores da Grande Flexal aparece como uma oportunidade ímpar, uma vez que há um grande número de pessoas surdas nos bairros que compõem a região.
No primeiro semestre deste ano, 60 pessoas da comunidade local participaram da iniciativa. Uma delas foi Elaine Cristina Oliveira, que é moradora de Nova Canaã, e que já garantiu vaga para a turma de intermediário, cujas aulas têm início nesta semana. "O curso me ajudou na comunicação com os surdos e no maior conhecimento da comunidade. Mas, o meu maior sonho mesmo é criar o Ministério dos Surdos na minha igreja", relata.
"Com o sucesso da iniciativa, nas duas edições, e o interesse da comunidade em manter o projeto, a Vale não mediu esforços para dar continuidade às capacitações neste segundo semestre de 2015. Além da comunidade local, também serão contemplados profissionais que atuam nas redes públicas estadual e municipal de ensino e servidores de órgãos públicos e privados na região", explica o gerente de Relações com Comunidade da Vale no Espírito Santo, Daniel Rocha.
Conteúdo
O curso Básico de Libras irá abordar temas variados, como introdução à Língua Brasileira dos Sinais, modelos educacionais na educação dos surdos, políticas nacionais de inclusão, sistema de transcrição para Libras, alfabeto manual, numerais cardinais e ordinais, advérbios, locais para compras, profissões, sinais relacionados ao ambiente de trabalho e diálogo em Libras, entre outros.
Já no nível intermediário, que envolve um conteúdo mais amplo e aprofundado, os participantes irão aprender sobre Legislação da Língua Brasileira de Sinais e terão aulas de Gramática. Nesse último, o conteúdo programático envolverá o aprendizado sobre tipos de frases, advérbios de tempo, pronomes e expressões interrogativas, morfologia da língua brasileira de sinais, escrita e tradução de pequenos textos, entre outros temas.
Fonte: VALE