TEMAS GERAIS

Vale realiza campanha educativa ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

A campanha "Você não tem sete vidas. Perto da ferrovia, atenção", deverá atingir, em média, 8 mil pessoas.

Em 22/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Entre os dias 22 e 26 de junho, a Vale vai realizar uma campanha educativa de segurança ferroviária em diferentes municípios localizados ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), tanto no Espírito Santo, quanto em Minas Gerais. Batizada de "Convivência Segura na Ferrovia", a iniciativa faz parte das ações da empresa voltadas a reforçar, com as comunidades, a importância de se adotar comportamentos e atitudes seguras nas proximidades da linha férrea, como observar sempre a sinalização ferroviária antes de atravessar a linha férrea e, assim, reduzir os riscos de ocorrências ao longo da Vitória a Minas, como abalroamentos, por exemplo. 

Com o conceito "Você não tem sete vidas. Perto da ferrovia, atenção", a campanha deverá atingir, em média, 8 mil pessoas. Durante a ação, empregados da Vale irão distribuir panfletos para motoristas, motociclistas e pedestres, com dicas de segurança e mensagens educativas sobre hábitos e comportamentos seguros que devem ser adotados próximo à linha férrea. Temas como travessia irregular da ferrovia por pessoas, veículos serão o foco da campanha, que irá ocorrer em diferentes pontos da ferrovia Vitória a Minas, em especial nas passagens em nível (PNs), que são os locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as vias tradicionais. 

Realizada regularmente pela Vale como forma de reforçar o comportamento seguro nas proximidades da linha férrea, no Espírito Santo, a campanha de segurança ferroviária ocorrerá em passagens em nível instaladas em Cariacica, Ibiraçu, Fundão, Colatina e Baixo Guandu. Já em Minas Gerais, serão contempladas as cidades de Aimorés, Governador Valadares, Santana do Paraíso, Timóteo, Nova Era, Itabira e Rio Piracicaba. Cabe destacar que a escolha das cidades, bem como os horários de realização da campanha, foi feita a partir de levantamento realizado pela Vale sobre os pontos ao longo da ferrovia onde há maior circulação de pessoas e veículos. 

Dicas de segurança 

- Pare, olhe e escute: motoristas, ciclistas e pedestres devem atentar para a sinalização quando estiverem perto da linha de trem;

- Não estacione perto da linha de trem;

- Não pegue carona no vagão, mesmo se ele estiver parado;

- Não brinque e nem descanse na linha férrea;

- Não jogue pedra, ou qualquer outro objeto, no trem;

- Não descarte lixo na ferrovia;

- Cuidado com redes de alta tensão próximas às linhas de trem;

- Em situações de risco próximo à ferrovia, ligue Alô Ferrovias 0800 285 7000

Fonte: VALE