SAÚDE

Vasectomia: Aracruz avança na Saúde do Homem com cirurgia

Aracruz dá um passo importante na ampliação dos serviços com a cirurgia ambulatorial.

Em 27/03/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz

A mudança é um reflexo do compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso da população a procedimentos de saúde, de forma humanizada e eficaz.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Prefeitura de Aracruz dá mais um passo importante na ampliação dos serviços de saúde com a cirurgia ambulatorial de Vasectomia, que começou a ser realizada no Complexo de Saúde de Aracruz (CSA), localizado no bairro Jequitibá. O procedimento, que visa proporcionar uma alternativa permanente para planejamento familiar, era até então realizado apenas no Hospital São Camilo e passa, a partir de agora, a contar com a infraestrutura e os cuidados de excelência do CSA.

>> Casos de câncer colorretal devem aumentar 21% no Brasil

A mudança é um reflexo do compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso da população a procedimentos de saúde, de forma humanizada e eficaz. A vasectomia é indicada para homens que já constituíram família e não desejam ter mais filhos. Para garantir a inclusão desse importante serviço, os pacientes são encaminhados por meio do Programa de Planejamento Familiar, da Casa Azul, um projeto de grande relevância social que atende as necessidades da população local.

O primeiro paciente a realizar a cirurgia foi um homem de 32 anos, já pai de dois filhos. O procedimento, realizado de forma ambulatorial, foi cuidadosamente planejado e executado por uma equipe de profissionais qualificados, seguindo todas as normas de segurança e conforto para o paciente.

Inicialmente, estão programadas cerca de 15 cirurgias por mês, número que pode ser ajustado conforme a demanda. A ampliação do serviço é um reflexo do esforço da Secretaria de Saúde em garantir a continuidade da assistência médica de qualidade para toda a população, oferecendo soluções que atendem às necessidades do público de forma prática e eficiente.

“A implantação da Casa Azul, em 2021, foi um marco para a saúde do homem em nosso município, pioneira em todo o Estado. Agora, com a ampliação do serviço de vasectomia no Complexo de Saúde de Aracruz, conseguimos dar mais um passo importante na garantia de um atendimento de saúde cada vez mais acessível e especializado para os nossos cidadãos. A vasectomia é uma escolha responsável, e queremos garantir que os homens aracruzenses tenham as opções que merecem para o planejamento familiar. Seguiremos trabalhando para oferecer uma saúde de qualidade e para que mais conquistas como essa beneficiem toda a nossa população”, disse o prefeito Dr. Coutinho.

Para a secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt, esse é mais um passo em direção à modernização e humanização dos serviços de saúde pública.

“Estamos muito felizes em poder expandir o atendimento e disponibilizar a cirurgia ambulatorial de vasectomia. Esse é um serviço essencial para a saúde do homem, e é uma prioridade nossa garantir que ele chegue a todos que necessitam. A triagem, feita pela Casa Azul, que está localizada dentro do CSA, é essencial para que possamos orientar e acolher os pacientes de maneira integral. A vasectomia é um método seguro e eficaz de controle de natalidade, sendo uma opção de escolha para homens que já constituíram suas famílias e desejam garantir o planejamento de suas vidas reprodutivas de maneira responsável e consciente”, comentou.

A vasectomia é uma escolha de vida, e o apoio da Secretaria de Saúde vai além do simples procedimento médico: é sobre ouvir, acolher e dar condições para que cada homem possa seguir com a sua vida de maneira tranquila e com mais opções. E para aqueles que buscam informações e orientação, a Casa Azul segue sendo um ponto de referência e acolhimento, como foi desde a sua criação.

A gestão municipal reafirma seu compromisso em seguir construindo uma saúde pública mais acessível, integrada e pensada nas reais necessidades da população. Em cada passo, o objetivo é garantir não só a saúde física, mas também emocional, permitindo que cada cidadão faça a escolha mais adequada ao seu momento de vida. (Por Thiago de Barros-Secom/PMA)

Leia também:

Casos de câncer colorretal devem aumentar 21% no Brasil
Vitória inicia vacinação contra a Influenza neste sábado (29)
SUS vai substituir papanicolau por exame mais sensível
Caminhada Down será no próximo sábado (29), em Cariacica
Vila Velha inicia vacinação contra a gripe neste sábado (29)
Estado recebe doses da primeira remessa da vacina influenza
PMC: Abertas quase 14 mil vagas para consultas médicas

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET