INOVAÇÃO

Veículo autônomo entra em operação no Portocel em Aracruz

Aracruz é a 1ª cidade a incorporar o autônomo na operação portuária em âmbito nacional

Em 28/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Semde/Divulgação/Prefeitura de Aracruz

A Portocel vinha testando a tecnologia há pouco mais de um ano, e criar um caminhão que se movimenta sozinho é resultado de um projeto que começou a ser idealizado em 2019, com o objetivo de utilizar a inovação tecnológica para transformar a logística portuária.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Aracruz torna-se o primeiro município a incorporar o autônomo na operação portuária em âmbito nacional, isso se teve a partir da parceria da Portocel, Lume Robotics (startup capixaba especializada em mobilidade autônoma) e da VIX Logística (braço de logística do Grupo Águia Branca).

>> Viana é destaque no Prêmio Inoves com projeto inovador

A Portocel vinha testando a tecnologia há pouco mais de um ano, e criar um caminhão que se movimenta sozinho é resultado de um projeto que começou a ser idealizado em 2019, com o objetivo de utilizar a inovação tecnológica para transformar a logística portuária. O veículo autônomo está entrando em operação, com uma rota homologada nas vias internas do terminal portuário.

“Incluir o veículo autônomo na operação do porto reafirma a nossa estratégia focada na excelência operacional. Com as parcerias certas e o apoio dos nossos acionistas, desenvolvemos uma solução que é pioneira no setor portuário, aliando inovação e excelência operacional para elevar os padrões de segurança e eficiência em nosso terminal”, destaca o gerente executivo da Portocel, Alexandre Billot Mori.

 O caminhão autônomo é dotado de inteligência artificial e interligado a câmeras e sensores, sendo totalmente conduzido por sistema computacional. Conta com vários dispositivos de segurança, capazes de detectar e responder rapidamente caso identifique obstáculo em seu percurso. A tecnologia embarcada nos veículos abrange visão computacional, mapeamento, localização, planejamento de rotas, tomada de decisão, controle e central de operações.

 O diretor executivo da Lume Robotics, Rânik Guidolini, acentua que "a inovação estabelece um marco histórico na tecnologia de veículos autônomos, com a primeira operação efetiva de caminhões autônomos em ambientes portuários no Hemisfério Sul”. Ele acrescenta que o avanço posiciona o Brasil entre os poucos países que dominam essa tecnologia de ponta, um setor projetado para movimentar US$ 7 trilhões até 2050, de acordo com pesquisa da Strategy Analytics, consultoria especializada em tecnologia.

  Na avaliação do diretor da VIX Logística, Elias Alves, 2025 ficará marcado como o ano dos veículos autônomos.

“É uma tendência que vem crescendo ano a ano em diferentes segmentos de negócios. O projeto desenvolvido em parceria com a Portocel demonstra a viabilidade da solução, que é um marco para o setor portuário, principalmente no segmento de celulose”, finaliza. (Por Thiago Anacleto Peroni-Secom/PMA)

Leia também:

Viana é destaque no Prêmio Inoves com projeto inovador
Rio recebe maior conferência global de tecnologia e inovação
Projetos do "ES Inteligente" podem beneficiar os capixabas
Governo ES abre edital para desenvolvimento inovadores
Aracruz presente no ESX 2024, o maior evento de inovação
Linhares é sede do maior evento de inovação do norte do ES
Serra é destaque no maior evento de inovação do Estado
Servidores da Serra recebem treinamento sobre inovação
ArcelorMittal realiza o 3º Troféu iNO.VC de Inovação Digital
Exame de sangue detecta risco de Alzheimer com 96% de precisão

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET