CIDADE

Veja como buscar ajuda em Cariacica para deixar o vício em cigarro

Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta sexta-feira (31).

Em 31/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Arte/PMC

Se libertar do vício em tabaco não é das coisas mais fáceis, mas quem mora em Cariacica pode contar com o  acolhimento do Programa Municipal de Apoio à Pessoa Tabagista, que funciona em quatro unidades de saúde: Jardim América, Santa Fé, Oriente e Nova Rosa da Penha II. Como reforça o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta sexta-feira (31), buscar ajuda é fundamental para quem quer mudar o hábito.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Imagem relacionada

O Programa forma grupos de apoio, a cada dois meses, a quem quer parar de fumar. As unidades de Jardim América, Santa Fé e Nova Rosa da Penha II oferecem 20 vagas cada uma por cada período de inscrição. Oriente, 10 vagas. As inscrições são abertas a cada dois meses. As próximas inscrições começam no dia 10 de junho, em Santa Fé e Nova Rosa da Penha e são feitas nas próprias unidades pelos fumantes.

Como funciona

A pessoa que quer parar de fumar deve fazer a inscrição na unidade que oferece o programa. Não há fila de espera. O usuário já sai da inscrição com data de avaliação agendada. Na consulta, é dada a orientação sobre como participar do grupo de apoio.

Inicialmente, são quatro sessões, uma por semana. Entre a terceira e a quarta sessão, o usuário passa por nova consulta, que avaliará a necessidade ou não de medicação. Vale destacar que só pode receber medicação quem participa ativamente das sessões. Ainda assim, só receberá medicação os casos que o médico responsável avaliar ser necessário.

Após as quatro sessões, quem conseguiu parar de fumar começa a participar de sessões quinzenais e pode ser acompanhado por um ano para evitar recaídas. E quem não conseguiu parar pode passar por novo acolhimento e reiniciar o programa.

O programa trabalha com terapia cognitivo-comportamental, com foco na mudança de hábitos.

Dicas de como resistir ao desejo de fumar

Confira abaixo dicas para driblar o vício:

Engane a fissura
Aquela vontade de fumar que parece incontrolável é conhecida como fissura e dura entre 2 a 5 minutos.

Controle a ansiedade, irritação e estresse
Respire profundamente, faça algo diferente do que estava fazendo, pense em situações agradáveis.

Cigarro não é remédio para insônia
Ao contrário, o cigarro pode tirar o sono, pois a nicotina é um estimulante. Ansiedade e vontade de fumar em noites de insônia podem ser contornados com um copo de leite ou chá.

Não compense a falta de cigarro com alimentação
Ninguém ganha peso porque parou de fumar, o ganho ocorre quando a pessoa troca o cigarro por alimentos calóricos, como doces. Faça refeições equilibradas, com alimentos de baixa caloria, como frutas, legumes e verduras.

Resista aos hábitos que levam você ao cigarro
Aquele cafezinho, a dose de bebida, etc. Se isso te dá vontade de fumar, evite consumo nos primeiros dias sem cigarro. Após as refeições, escove logo os dentes.

Prepare-se para encontros sociais
Você terá de conviver com outros fumantes, não tenha medo desse contato. Em vez de ceder quando oferecerem uma tragada, convide seus amigos a ficar sem fumar contigo.

LEIA TAMBÉM:

Servidores do município devem realizar a Declaração Eletrônica de Bens Anual do Servidor Público

Atenção, servidor! Termina na próxima sexta-feira (31) o prazo para realizar a Declaração Eletrônica de Bens Anual do Servidor Público (Debasp) de 2019. O agente público municipal que se recusar a prestar a declaração de bens e valores, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa, será punido com a pena de demissão, a bem do serviço público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, de acordo com o artigo 13, da Lei Federal nº 8.429/92.

Por determinação do Decreto Municipal nº. 65, de 11 de abril de 2014, todos os servidores públicos da Prefeitura Cariacica (sejam efetivos, comissionados, celetistas e por contratação temporária) estão obrigados a declarar seus bens e patrimônio. O decreto regulamenta para o âmbito do município, a Lei Federal Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, que dispõe sobre a declaração de bens e valores do patrimônio privado de servidores do Poder Executivo. 

Segundo previsto em lei, todo funcionário que exerce, ainda que transitoriamente, por nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de vínculo, cargo, emprego ou função na Prefeitura, deverá preencher a Debasp. 

A declaração possui uma linguagem fácil e com sistema informatizado, que viabiliza, inclusive, o caráter sustentável do projeto refletido na redução do consumo de papel. Caso o servidor tenha dúvidas quanto ao preenchimento da declaração, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont) por meio do telefone: 3354-5846.

A declaração deverá ser preenchida eletronicamente através do sistema encontrado no site da Prefeitura Municipal de Cariacica clicando no item SERVIDOR e logo em seguida no item DEBASP, ou através do link: http://debasp.cariacica.es.gov.br/home/Login