MOTOR

Veja os sedãs mais econômicos do Brasil, segundo o Inmetro

Modelos foram classificados por motor e câmbio.

Em 22/08/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

Entre janeiro e julho deste ano, foram emplacados mais de 200 mil sedãs pequenos e compactos, de acordo com os números e a classificação da Fenabrave.

O segmento é bastante vasto, e possui mais de 10 modelos, muitos com diversas motorizações. Mas, qual se destaca por ser o mais econômico?

O G1 listou os 14 sedãs pequenos e compactos da edição 2018 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, e classificou os 5 mais econômicos, de acordo com os números de eficiência energética, em 3 categorias.

São elas: motor 1.0 aspirado e câmbio manual, motor acima de 1.0 (ou turbo) e câmbio manual e motor acima de 1.0 (ou turbo) e câmbio automático. Veja os números:

Motor 1.0 e câmbio manual

Renault Logan

  • Consumo energético: 1,50 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,4/10,2 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 14/14,9 km/l

  • Motor: 1.0 12V, 80 cv

Ford Ka Sedan

  • Consumo energético: 1,51 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,2/10,7 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 13,5/15,5 km/l

  • Motor: 1.0 12V, 85 cv

Chevrolet Prisma

  • Consumo energético: 1,52 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,9/10,8 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 13,1/15,8 km/l

  • Motor: 1.0 8V, 80 cv

Volkswagen Voyage

  • Consumo energético: 1,52 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,9/10,6 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 13,4/15,6 km/l

  • Motor: 1.0 12V, 84 cv

Chevrolet Prisma Joy

  • Consumo energético: 1,54 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,7/10,9 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 12,9/15,6 km/l

  • Motor: 1.0 8V, 80 cv

Motor acima de 1.0 e câmbio manual

Chevrolet Prisma

  • Consumo energético: 1,55 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,8/10,7 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 12,9/15,4 km/l

  • Motor: 1.4 8V, 106 cv

Toyota Etios

  • Consumo energético: 1,6 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,5/10,3 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 12,5/15 km/l

  • Motor: 1.5 16V, 107 cv

Fiat Cronos

  • Consumo energético: 1,61 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,5/10,3 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 12,4/14,8 km/l

  • Motor: 1.3 8V, 109 cv

Ford Ka Sedan

  • Consumo energético: 1,61 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,4/10,3 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 12,5/15 km/l

  • Motor: 1.5 12V, 136 cv

Honda City

  • Consumo energético: 1,61 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,6/10,3 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 12,4/14,6 km/l

  • Motor: 1.5 16V, 116 cv

Motor acima de 1.0 e câmbio automático

Fiat Cronos

  • Consumo energético: 1,58 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,8/10,4 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 12,7/14,8 km/l

  • Motor: 1.3 8V, 109 cv

Toyota Yaris

  • Consumo energético: 1,62 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,8/10 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 12,6/13,8 km/l

  • Motor: 1.5 16V, 110 cv

Honda City

  • Consumo energético: 1,63 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,5/10,3 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 12,3/14,5 km/l

  • Motor: 1.5 16V, 116 cv

Toyota Etios

  • Consumo energético: 1,63 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,4/10,4 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 12,2/14,9 km/l

  • Motor: 1.5 16V, 107 cv

 

Chevrolet Prisma

  • Consumo energético: 1,66 MJ/km

  • Consumo urbano (etanol/gasolina): 8,1/10,2 km/l

  • Consumo rodoviário (e/g): 11,9/14,7 km/l

  • Motor: 1.4 8V, 106 cv

Em duas das três categorias, modelos considerados novatos aparecem entre os mais econômicos. É o caso de Fiat Cronos 1.3 (lançado em janeiro) e Toyota Yaris 1.3 e 1.5 (lançado em junho).

Por outro lado, o Volkswagen Virtus (que chegou em janeiro), não se destacou em consumo de combustível, mesmo tendo motor 1.0 turbo, em teoria, mais eficiente do que os demais.

Aliás, o outro modelo com motor turbo da lista, o Hyundai HB20S, também ficou longe de ser um dos modelos mais econômicos.