LAZER

Veleiro Cisne Branco atrai cinco mil pessoas em dois dias, em Vitória(ES).

Fila de visitação para navio chegou a quase 350 metros.

Em 28/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A fila para conhecer o navio veleiro Cisne Branco, que estava atracado no Porto de Vitória, chegou a aproximadamente 350 metros na tarde de sábado (26). O navio estava aberto a visitação desde a sexta-feira (25) e encerrou no domingo (27).

De acordo com a Capitania dos Portos, mais de cinco mil pessoas já visitaram o veleiro, entre sexta-feira e sábado. Só no sábado (26) foram 3.716 visitante, e no primeiro dia 1.300. Hoje (28) o navio segue para o porto do Rio de Janeiro onde fica instalado.

Cisne Branco
O navio tem 76 metros de comprimento e um mastro principal de cerca de 46 metros de altura. Ele é inspirado no modelo dos clippers, navios-veleiros do século XIX, e toda manobra de convés e vela é realizada exatamente como eram na época, segundo o capitão-tenente Thiago.

Além disso, o Cisne Branco representa o país em competições pelo mundo e é usado para diplomacia. "O navio tem algumas missões. Ele é um navio de representação e um navio de instrução, então a gente participa de paradas navais, eventos náuticos tanto no Brasil como no exterior, assim a gente consegue levar a bandeira nacional a países que o Brasil tem interesse de estreitar os laços de amizade", explica o capitão-tenente.

Além disso, o navio atraca nos portos do país para visitação pública. "A gente consegue no Brasil difundir e fomentar a mentalidade marítima na sociedade brasileira, cultuar as tradições navais e contribuir para a formação do pessoal da Marinha, embarcando aspirantes a oficias e alunos da escola de aprendiz vem aqui para ter o primeiro contato com o mar", finaliza.

Fonte: G1-ES