ESPORTE INTERNACIONAL

Velejador capixaba é vice-campeão no Mundial de Windsurf

O atleta, que já compete há 36 anos, revelou que a conquista da vice-liderança foi uma grande realização.

Em 21/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O velejador capixaba Ricardo Conde, atleta do Iate Clube do Espírito Santo, conquistou neste mês o vice-campeonato no Mundial de Formula Windsurfing na categoria Grand Master, válida para velejadores acima de 45 anos. A disputa aconteceu na cidade de Lagos, em Portugal, entre os dias 27 de abril a 2 de maio.

Ao todo foram 11 regatas disputadas com nível muito técnico, devido às condições da raia. Segundo Conde, o local é perfeito para a vela. “A raia é bem lisa, com pouca ondulação. Os ventos térmicos começavam por volta das 16 horas e sopravam todos os dias com intensidade variando de 10 a 20 nós”, lembrou. 

O Campeonato do Mundo de Formula Windsurfing contou com cinco categorias (Master, Juventude, Junior, Senhoras e Grand Master) e foi organizado pela Associação Formula  Windsurfing Portugal e pelo Clube de Vela de Lagos.

O atleta, que já compete há 36 anos, revelou que a conquista da vice-liderança foi uma grande realização. “O Grand Master é para velejadores com idade entre 45 a 55 anos, e como estou com 54 não esperava grandes resultados contra os ‘meninos’ de 45. A minha expectativa é de ganhar mais um ou dois títulos mundiais a partir de 2017, quando estarei na categoria veterano, acima de 55”, confessou.

Conde declarou ainda que o esporte representa uma superação em sua vida. “Está cada vez mais difícil me manter competitivo à medida que a idade avança e que os meus compromissos aumentam. Mas o windsurf é um vício, uma terapia. Esta classe exige um dos mais altos condicionamentos físicos do iatismo e por isso tenho de estar regulando minha alimentação, rotina e capacidade física. Estar em um evento como este me faz sentir realmente vivo e jovem”, revelou. 

Ricardo já coleciona em seu currículo dois títulos mundiais nesta subdivisão conquistados em 2008 no Peru e em 2009 na Espanha.  Mas esta não é a primeira vez que o velejador capixaba conquista o vice-campeonato. Em 2007, Calango, como é conhecido na água, foi vice no Mundial na Estônia e, em 2010, foi vice no Mundial, no Rio de Janeiro. Com isso, em nove anos, o atleta capixaba subiu ao pódio em cinco oportunidades, sendo que nos anos de 2012 e 2014 ele não participou das disputas.

Agora, a meta deCalango (BRA 8) é valorizar os eventos locais para que o windsurf possa atrair velejadores novos que, no futuro, mantenham a tradição de títulos mundiais do Iate Clube nesta modalidade.

Títulos conquistados por Ricardo Conde

Vice-Campeão no Mundial Gran Master 2015 (Lagos, Portugal)

Campeão Sul Americano Gran Master 2010 (Montevidéu, Uruguai)

Vice-campeão no Mundial Gran Master 2010 (Rio de Janeiro)

Bi Campeão Mundial Gran Master 2008/2009 (Peru/Espanha)

Vice-campeão no Mundial Gran Master 2007 (Estônia)

Campeão Brasileiro Gran Master 2007 (Rio de Janeiro)

Tri Campeão Capixaba 2007/2008/2009 (Vitória)

Tri Campeão do Ranking Capixaba 2007/2008/2009