ECONOMIA CAPIXABA
Vencimento do ISSQN de janeiro tem novo prazo na Serra
Serra prorrogou o prazo para pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza
Em 18/02/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Secom/Divulgação/Prefeitura da Serra
Com a implantação da nova Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e Nacional), profissionais da contabilidade e empresas estão passando por um período de adequação ao sistema unificado.
Prefeitura da Serra prorrogou o prazo para pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) referente ao mês de janeiro de 2026. O novo vencimento é 25 de fevereiro.
A medida foi publicada nesta quinta-feira (12) por meio do Decreto nº 153 e tem como principal objetivo dar mais tempo para que contadores e contribuintes se adaptem ao novo modelo de emissão de nota fiscal eletrônica, alinhado ao padrão nacional estabelecido no contexto da reforma tributária.
Com a implantação da nova Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e Nacional), profissionais da contabilidade e empresas estão passando por um período de adequação ao sistema unificado. Por se tratar de uma mudança recente, a Prefeitura entendeu que seria prudente ampliar o prazo para garantir mais segurança no cumprimento das obrigações.
Segundo o secretário municipal da Fazenda, Henrique, a decisão foi tomada de forma preventiva e dialogada.
“Por se tratar de uma novidade dentro do processo de implantação da reforma tributária, entendemos, em diálogo com o prefeito Weverson Meireles, que é salutar conceder mais prazo para que contabilistas e contribuintes possam conferir suas informações e adequar corretamente suas declarações e obrigações relativas ao imposto”, afirmou o secretário.
A prorrogação vale exclusivamente para o prazo de pagamento do ISSQN da competência janeiro de 2026. Não houve mudança nas regras de cálculo do imposto nem anistia de valores.
Pagamentos realizados após o dia 25 de fevereiro estarão sujeitos a juros e multa, conforme previsto na legislação municipal. (Secom/PMS)
Leia também:
> Impostos chegam a 56% do preço dos produtos do Carnaval
> Cidades do interior capixaba criaram 7.084 empregos em 2025
> Preço do GNV alcança menor patamar no ES desde 2021
> Nível de confiança do comércio capixaba é o maior do Sudeste
> Governo ES publica edital para contratação de energia elétrica
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












