CIDADE
Verão: agentes de trânsito e guarda-vidas reforçam fiscalização nas praias
Agentes de trânsito atuam na Ilha do Boi e outras praias para impedir o estacionamento irregular
Em 05/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As praias de Camburi, Ilha do Boi e Curva da Jurema fazem a alegria dos banhistas na capital. A movimentação é grande e, por isso, a Guarda Civil Municipal de Vitória reforçou o patrulhamento nas praias desde o primeiro dia do ano para dar mais segurança a moradores e turistas, promovendo também o uso correto das vagas de estacionamento próximas aos balneários por meio da fiscalização de trânsito.
Até este domingo (4), foram 14 veículos recolhidos pelo guincho por estarem estacionados em local irregular. A fiscalização de trânsito nas praias foi intensificada, principalmente, nos finais de semana, quando aumenta o movimento dos banhistas na orla e, consequentemente, a demanda por vagas próximas ao mar. Para esse trabalho, foram disponibilizados 20 agentes de trânsito, que patrulham diariamente a Curva da Jurema, a Ilha do Boi e a praia de Camburi.
Patrulhamento na orla
Agentes de proteção comunitária da Guarda também patrulham a orla com policiamento a pé, de bicicleta, motos, viaturas e quadriciclos na areia da praia. A presença constante inibe crimes, traz mais segurança para os banhistas e ajuda a resolver conflitos. No último sábado (3), os agentes de proteção comunitária atenderam uma ocorrência de briga na Curva da Jurema, que foi encerrada no local.
Guarda-vidas
Para garantir a segurança e a tranquilidade dos banhistas, a equipe Salvamar da Prefeitura conta com 63 guarda-vidas. Atualmente, são 12 postos de atendimento e observação, nos quais os profissionais utilizam quadriciclos, pranchas de stand-up paddle e jet ski para ajudar nos salvamentos. Eles estão distribuídos em seis pontos na praia de Camburi, quatro na Curva da Jurema e dois na Ilha do Boi.
Desde o início deste ano, 13 pessoas em princípio de afogamento já foram atendidas pela equipe Salvamar. A Curva da Jurema foi a campeã de atendimentos, com sete pessoas resgatadas. Ela também foi a praia com mais casos de crianças que se perderam dos pais, com 85 casos. Desde o dia 1º, já ocorreram 99 casos de crianças que foram localizadas e entregues aos pais pelos guarda-vidas nas praias de Vitória.
Fonte: Secom/PV