CIDADE
Verão deve atingir temperaturas de até 40ºC em Vitória, diz especialista.
Segundo climatologista, influência do El Niño vai causar altas temperaturas.
Em 14/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O verão deste ano pode ser um dos mais quentes dos últimos tempos, com até 3ºC acima da média em cidades ao nível do mar, como é o caso de Vitória. A avaliação é do climatologista Carlos Nobre, um dos maiores pesquisadores de clima do Brasil. Ele disse que os termômetros devem alcançar 40ºC.
“Há essa possibilidade devido ao fenômeno da intensidade do El Niño. O aquecimento das águas do Pacífico modifica a circulação atmosférica, afetando várias partes do planeta”, explicou o especialista em entrevista à Rádio CBN Vitória (93,5 FM), na manhã desta terça-feira (13).
Segundo Nobre, com a presença do fenômeno El Niño, as frentes frias ficam mais frequentes no Sul do Brasil, causando chuva acima da média - o que já vem acontecendo; e o ar frio acaba não chegando com frequência ao Sudeste.
“As temperaturas altas no Sudeste são recorrentes em anos de El Niño forte, a exemplo de 1997 e 1998, sobretudo fevereiro de 1998, quando recordes de temperaturas foram batidos no Sudeste. Agora o El Niño continua se intensificando e a população deve se preparar para um verão com temperaturas acima da média”, garantiu.
As médias
Segundo Nobre, a média da temperatura máxima no verão em cidades ao nível do mar na região Sudeste é de 33/34 ºC, quando há entrada de frentes frias.
Sem elas, a média pode chegar a 37ºC. Como há previsão das médias subirem até 3ºC por conta do El Niño, podemos esperar, um clima médio de 38ºC, chegando aos 40ºC, o que é comum no Rio de Janeiro. “Com El Niño intensificando, a população terá um verão acima da média”, concluiu o climatologista.
Sertão capixaba?
Não. O Espírito Santo não vai se tornar semi-árido. O Estado está na transição de uma região mais úmida, que é o Sudeste com média de 1,4/1,5 metro de chuva por ano, para uma região de Nordeste, com média de chuva, no semi-árido, de 0,8 metro (800mm).
“O que tem acontecido no Espírito Santo é uma grande variabilidade das chuvas. Em dezembro de 2013, em 5 dias, choveu acima dos 600mm, causando desastres naturais. Em vários anos as chuvas no ES foram de 800/900mm. Então o Estado ficou bem nesse meio e não há projeção dele se tornar semi-árido, mas os gestores de recursos hídricos e a população têm que se preparar para os extremos do clima que vão acontecer com mais frequência”, concluiu o metorologista.
Vai chover no ES?
A primeira chuva significativa para amenizar os efeitos da estiagem, segundo o climatologista, ocorre, geralmente, do final de setembro até a terceira semana de outubro.
“Não temos como afirmar que o início da estação chuvosa no Sudeste esteja atrasado ou atrasando, mas de fato as frentes frias estão desviando para o oceano antes de chegarem ao Espírito Santo. Não temos como prever chuvas com mais de 7 dias de antecedência no Sudeste” disse.
Previsão é de sol e tempo quente
As temperaturas podem chegar a 37 graus na Grande Vitória e 33 graus nas áreas mais altas do Estado, nesta quarta-feira (14). O sol aparece entre poucas nuvens e chuvas esparsas podem ocorrer na região Norte do Estado.
A previsão é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Na Grande Vitória, a temperatura mínima fica em 19 graus, enquanto que na Região Serrana chega a 13 graus.
Na sexta-feira (16), o tempo será de sol intenso praticamente em todo o Espírito Santo, mas há previsão de chuva rápida no sábado e no domingo, para todo o Estado.
Fonte: G1-ES