POLÍTICA CAPIXABA
Vereadores de Vitória propõem mais segurança nas escolas
A Câmara vai convidar o secretários de Segurança e Educação para debater as propostas.
Em 01/12/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os vereadores de Vitória debateram o assunto repercutindo a tragédia ocorrida em duas escolas de Aracruz, em que um adolescente invadiu as escolas e atirou em alunos e professores, vitimando quatro pessoas.
A Câmara Municipal de Vitória vai convidar o Secretário de Segurança e a Secretária Municipal de Educação para debater propostas para aumentar a segurança nas escolas da capital. Durante a Sessão Ordinária nesta segunda-feira (28/11), os parlamentares debateram o assunto repercutindo o evento em Aracruz em que um adolescente invadiu duas escolas e atirou em alunos e professores, vitimando quatro pessoas.
Foi apresentado voto de pesar e um minuto de silêncio pelo falecimento das vítimas.
O vereador Armandinho Fontoura apresentou uma proposta de Projeto de Lei que determina a obrigatoriedade de colocação do detector de metais.
“Esse absurdo deste atentado faz a gente refletir. Estou disponibilizando esse material para aprofundarmos uma medida que possa trazer segurança nas escolas municipais. É nosso dever zelar pela segurança das crianças da comunidade escolar”.
Entretanto, o vereador Luiz Emanuel lembrou que o projeto prevê despesas ao Executivo, o que não é permitido constitucionalmente. Então foi decidido ampliar o debate para encaminhar as sugestões à Prefeitura.
“O projeto do vereador Armandinho está nos possibilitando debater o tema. Podemos convidar o secretário de segurança a vir a Casa para falar sobre o que possa ser feito”, sugeriu o presidente Davi Esmael.
O vereador Duda Brasil acrescentou que poderia ser trazido ao debate, além do Secretário de Segurança, também o de Educação.
“Ninguém tem resposta sozinho, mas buscamos soluções em debates aqui no Plenário”, disse Armandinho.
O vereador Leandro Piquet parabenizou a ação da polícia na investigação e prisão do suspeito do crime em Aracruz e apoiou o debate com os secretários.
Para a vereadora Camila Valadão a cultura do ódio colabora para aumentar as reações agressivas. Ela propôs a construção de um Plano de Segurança para a cidade.
O presidente da Câmara, vereador Davi Esmael concorda com a sugestão de ouvir o Secretário de Segurança e acrescentou que o Prefeito, que é da área de Segurança, além dos vereadores Gilvan e Piquet, podem dar valiosas contribuições para o debate.
“Vamos ter vários momentos de debate, e o primeiro momento é como evitar”, então sugiro focarmos nas secretarias de Segurança e de Educação, indicou Davi Esmael.
Estiveram presentes na sessão os vereadores: Davi Esmael (PSD), Anderson Goggi (PP), André Brandino (PSC); Armandinho Fontoura (Podemos); Aloísio Varejão (PSB); Camila Valadão (PSOL), Luiz Paulo Amorim (SDD); Dalto Neves (PDT), Delegado Piquet (Republicanos); Duda Brasil (União), Gilvan da Federal (PL); Karla Coser (PT), Luiz Emanuel (Cidadania), Maurício Leite (Cidadania). (Por Fátima Pittella/DeCom)
Leia também:
> Rigor na investigação da tragédia em Aracruz, pede Lamas
> Casagrande anuncia abono de até R$ 7,2 mil para servidores
> Governo lança Editais da Cultura 2022 com maior investimento
> Câmara de Vitória é órgão público mais transparente do ES
> Casagrande transfere cargo para vice Jacqueline Moraes
> Estado investe na reforma de praça pública em Ibiraçu
> Casagrande autoriza obras do Centro Empresarial em Aracruz
> Renato Casagrande assina carta para adesão ao Pacto Global
> Governador entrega reforma de escola e anuncia investimentos
> Renato Casagrande é reeleito governador do Espírito Santo
> Em Cariacica, Casagrande faz corpo a corpo com eleitores
TAGS: CÂMARA DE VITÓRIA | VEREADORES | SEGURANÇA | ESCOLAS | DEBATES