ESPORTE INTERNACIONAL
Verstappen coloca Red Bull na pole em casa no GP da Estíria
Holandês, líder do Mundial de Pilotos, fez volta demolidora e garantiu a 6ª pole da carreira.
Em 26/06/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Max Verstappen pintou, bordou e fez a festa da Red Bull na pista de casa neste sábado ao garantir a pole-position do GP da Estíria. Valtteri Bottas superou Lewis Hamilton, mas o heptacampeão vai dividir a primeira fila com a punição imposta ao finlandês.
Em fase absolutamente esplendorosa, Max Verstappen brilhou novamente na tarde deste sábado (26). O holandês, líder do Mundial de Pilotos, fez volta demolidora em sua primeira tentativa no Q3 e garantiu a sexta pole da carreira e também a primeira da Red Bull correndo no seu circuito de casa, o Red Bull Ring, palco do GP da Estíria deste fim de semana. Na classificação, Lewis Hamilton foi superado até por Valtteri Bottas, mas vai largar em segundo em razão da punição de 3 posições no grid imposta pela direção de prova na última sexta-feira depois de o finlandês ter rodado dentro do pit-lane no segundo treino livre.
Lando Norris, um dos grandes nomes da tarde no circuito austríaco, obteve o quarto melhor tempo da sessão e vai largar em terceiro. O prodígio britânico da McLaren vai dividir a segunda fila com a Red Bull de Sergio Pérez, enquanto Bottas, com a punição, vai largar em quinto com a Mercedes de numeral #77, lado a lado com a AlphaTauri de Pierre Gasly.
Max Verstappen garantiu a pole com volta demolidora nesta tarde no Red Bull Ring (Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Charles Leclerc, com a Ferrari, vai partir em sétimo, seguido pela AlphaTauri de Yuki Tsunoda. Fernando Alonso, com a Alpine, e Lance Stroll, com a Aston Martin, fecham o top-10, que quase teve George Russell. O piloto da Williams ficou a apenas 0s008 de passar para a fase final da classificação.
O GP da Estíria, oitava etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, tem largada prevista para 10h (de Brasília, GMT-3), com grande possibilidade de chuva.
A classificação do GP da Estíria de Fórmula 1
Q1: Ocon é eliminado; Latifi quase passa
Assim como no treino livre da manhã, não havia o menor sinal de chuva para a classificação no Red Bull Ring. O Q1 começou trazendo inicialmente os carros de Haas e Williams, que estão nas últimas posições do grid, sendo seguidos pelo restante do grid.
Com grande performance no fim de semana como um todo, a AlphaTauri chegou a colocar seus dois pilotos na liderança da primeira parte da classificação. Pierre Gasly na frente e Yuki Tsunoda em segundo. Lando Norris, depois de uma jornada sem grandes tempos pela manhã, também ocupou a primeira posição até que Max Verstappen virou 1min04s489 para tomar a dianteira.
Kimi Räikkönen escapa na curva 4 e passa pela brita no Red Bull Ring (Foto: Reprodução)
A dupla da Mercedes não superou Verstappen na sua primeira saída para as voltas rápidas da tarde. Valtteri Bottas foi quem mais chegou perto, 0s048 atrás do holandês, e subiu para terceiro, enquanto Lewis Hamilton aparecia em quarto.
A grande surpresa na tabela, com 5 minutos para o fim do Q1, era Nicholas Latifi na oitava posição com a Williams. Já Kimi Räikkönen dava suas escapadas na saída da curva 4 e passava pela brita antes de voltar aos boxes da Alfa Romeo.
Ainda houve tempo para uma última tentativa de volta rápida no Q1. Com quase todos os pilotos da zona intermediária melhorando seus respectivos tempos, a dura realidade se fez presente para Latifi, eliminado por Daniel Ricciardo por apenas 0s033. Além do canadense da Williams, ficaram fora da sequência da classificação Esteban Ocon, aí sim uma surpresa, Räikkönen, Mick Schumacher e Nikita Mazepin.
Yuki Tsunoda fez ótimo tempo e se colocou em quarto no Q1, enquanto Sergio Pérez, que figurou até na zona de eliminação por alguns instantes, fez boa volta e se garantiu no Q2 com folga ao registrar a quinta marca do segmento.
Q2: Russell fica a 0s008 do Q3; Sainz e Ricciardo também caem
Os compostos médios foram a escolha da dupla da Mercedes e de Verstappen para a segunda fase da classificação, enquanto os demais optaram pelos macios. Valtteri Bottas abriu a tabela de tempos com 1min04s724. Mas a Mercedes disse ao finlandês que seu tempo não era seguro o bastante para levá-lo ao Q3.
Logo depois, Hamilton e Verstappen fizeram suas voltas quase ao mesmo tempo. Max virou 1min04s540 depois de ter feito o melhor segundo setor. O heptacampeão começou muito bem a volta, mas perdeu tempo na sequência do circuito e passou só em quarto, atrás até da Williams de George Russell, que fez seu tempo com os compostos macios. O quarto de Hamilton virou quinto depois que 'Checo' Pérez, de macios, fez volta somente 0s043 mais lenta na comparação com Verstappen.
George Russell foi muito bem e ficou perto de passar para o Q3 no Red Bull Ring (Foto: Williams)
O Q2 reservaria mais surpresas. Pierre Gasly, com os macios, subiu para P1 depois de marcar 1min04s429, somente 0s004 mais rápido que Verstappen, enquanto Lando Norris era o terceiro com a McLaren, 0s024 atrás da marca estabelecida pelo francês.
A Mercedes estava ao dizer que o tempo de Bottas não era seguro o bastante para ir ao Q2. O finlandês aparecia em nono, por isso tratou de melhorar e entregar um tempo que lhe desse verdadeiramente mais tranquilidade. Valtteri anotou 1min04s443 e subiu para terceiro Apenas 0s024 separavam os quatro primeiros e 0s371 do primeiro ao décimo.
Com o asfalto muito quente, em 52ºC, os pilotos tinham outro adversário na tentativa de avançar para o Q3. Hamilton melhorou muito bem sua volta e praticamente se garantiu no Q3 ao ficar 0s083 atrás do tempo de Gasly.
Com o cronômetro já zerado, Russell chegou a se colocar momentaneamente em décimo, mas foi superado por Alonso. Em seguida, Norris passou para a liderança, mas foi deixado para trás pela Red Bull de Sergio Pérez, que cravou 1min04s197, melhor tempo do fim de semana até agora.
No fim das contas, passaram para o Q3, além de Pérez e Norris, também Gasly, Verstappen, Bottas, Hamilton, Fernando Alonso, Tsunoda, Charles Leclerc e Lance Stroll. Entre os dez, diferença de somente 0s466. Por apenas 0s008, Russell ficou fora no Q2. Também deixaram a sessão Carlos Sainz, Daniel Ricciardo, Sebastian Vettel e Antonio Giovinazzi.
Q3: Verstappen brilha na casa da Red Bull e garante pole da Estíria
Hamilton foi o primeiro piloto a marcar tempo no Q3: 1min04s205. Tsunoda virou 1min04s280, enquanto Gasly registrou 1min04s453. Até que veio Verstappen para uma volta demolidora em 1min03s841 e cravou a pole provisória no Red Bull Ring.
Com grande performance, Norris colocava a McLaren em terceiro, à frente da Mercedes de Bottas e da Red Bull de Pérez. Gasly era o sexto, seguido por Leclerc, Tsunoda, Alonso e Stroll, que ainda não tinha feito sua primeira volta rápida.
Hamilton não desistiria fácil. Na segunda volta lançada, o heptacampeão virou tempo 0s226 mais lento que o do holandês e reforçou sua posição de P2.
Lewis Hamilton foi valente e lutou com Verstappen pela pole até o fim (Foto: Andrej Isakov/AFP)
O melhor ainda estava por vir com as últimas voltas lançadas do sábado no Red Bull Ring. Pérez saiu primeiro para sua volta rápida, sendo seguido por Verstappen e o restante dos pilotos presentes no Q3.
O que se viu na pista foi um enorme tráfego. A direção de prova também avisava, naquele instante, que o incidente entre Bottas e Tsunoda — que estava logo à frente da Mercedes do finlandês durante sua primeira volta rápida —, seria analisado depois da classificação.
Hamilton não conseguiu melhorar seu tempo de volta e ainda foi superado por Bottas, que virou 1min04s035, 0s194 mais lento que o holandês. Norris se colocou em quarto, à frente até da Red Bull de Pérez, enquanto Gasly foi o sexto colocado. Leclerc, Tsunoda, Alonso e Stroll fecharam o top-10 da classificação.
Sábado de grande festa para a Red Bull, que com Verstappen festeja pela primeira vez uma pole correndo em casa. (Por Fernando Silva - Grande Prêmio)
Leia também:
> Itália e Dinamarca vencem e vão às quartas da Eurocopa
> Bonucci analisa a Áustria, próxima adversária da Itália na Euro
> GP da Turquia adicionado ao calendário da F1 em outubro
> GP de Silverstone de Fórmula 1 terá lotação máxima de público
> Max Verstappen vence o Grande Prêmio de Paul Ricard de F1
> GP de São Paulo de F1 esgota primeiro lote de ingressos
> Messi brilha e Argentina vence o Uruguai na Copa América
> Eriksen tinha partido e o trouxemos de volta, afirma médico
> Inglaterra estreia com vitória sobre a Croácia na Eurocopa
> Mexicano Sergio Pérez vence GP do Azerbaijão de Fórmula 1
> Hamilton e Verstappen brincam sobre seus chefes de equipe
> Charles Leclerc larga na pole no GP do Azerbaijão de F1
> Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1 está cancelado
> Com Tolói e Jorginho, Mancini convoca a Seleção Italiana
> Libertadores: Flamengo, Atlético e São Paulo pegam argentinos
> Conmebol sorteia oitavas da Libertadores nesta terça (1º)
> Nem Colômbia nem Argentina: Copa América será no Brasil
> Chelsea vence o City e conquista o bi da Liga dos Campeões
> Chelsea e Manchester City fazem final da Liga dos Campeões
> Daniel Alves é cortado da seleção e Tite convoca Emerson
> Hansi Flick será o técnico da Seleção Alemã após a Eurocopa
> Espanha é convocada para a Euro e Sergio Ramos fica fora
> Verstappen vence GP de Mônaco de F1 e assume a liderança
> Leclerc bate, mas coloca seu Ferrari na pole do GP de Mônaco
> F1 tira Turquia do calendário e fará 2 corridas na Áustria
> Eurocopa: Müller e Hummels voltam à seleção da Alemanha
> River vence Santa Fe sem reservas e com goleiro improvisado
TAGS EUROCOPA | LIBERTADORES | CONMEBOL | TÓQUIO 2020 | SUPERLIGA | UEFA | F1