ESPORTE CAPIXABA
Veteranos do basquete voltam ao Tartarugão após reforma
A Associação de Basquete Veteranos de Vila Velha voltou a treinar na Arena Tartarugão.
Em 13/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
Com a volta dos veteranos, a cidade reafirma o potencial do Tartarugão como um grande polo esportivo da região.
A Associação de Basquete Veteranos de Vila Velha voltou a treinar na Arena Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica, após a finalização da reforma das tabelas oficiais da quadra. A arena já havia sido reaberta ao público após uma grande revitalização, mas o basquete aguardava a reforma das tabelas para retomar plenamente as atividades. O grupo do basquete utiliza o espaço às terças e quintas-feiras, da 19h30 às 22 horas.
Com a volta dos veteranos, a cidade reafirma o potencial do Tartarugão como um grande polo esportivo da região. O piso recém-instalado continua sendo um dos principais destaques. Trata-se de uma estrutura Indoor com manta de amortecimento integrada, fabricada com a mesma tecnologia utilizada em arenas esportivas da Europa e dos Estados Unidos. O material é antiderrapante, absorve impacto e oferece mais segurança e conforto para os atletas.
A Arena Tartarugão também dispõe de um placar eletrônico modelo de última geração, que é indispensável para os jogos de basquete, exibindo os pontos dos times com maior confiabilidade e precisão. O equipamento proporciona visibilidade em até 150 metros de distância, possibilitando que tanto os atletas quanto a torcida vejam com facilidade as informações da partida.
“É outro patamar. O novo piso reduz o impacto, ajuda na prevenção de lesões e melhora muito a performance em quadra”, afirma Dayved Pastore, atleta da Associação de Veteranos. A mesma avaliação é feita por João Paulo, também integrante do grupo: “Esse piso é perfeito. A diferença é gritante. Ele dá segurança para saltar, girar, frear. É nível de arena profissional”.
A Arena Tartarugão passou por uma modernização que incluiu, além da troca do piso, novas instalações elétricas, reforma nas pinturas e atualização de equipamentos esportivos, como as tabelas agora utilizadas pelo basquete. O ginásio estava com a estrutura obsoleta e fora dos padrões exigidos para campeonatos oficiais.
“O Tartarugão agora está no padrão dos grandes centros esportivos do país. Fizemos um estudo técnico que apontou a urgência da revitalização, especialmente do piso. A resposta vem agora, com a volta dos veteranos do basquete e com o aumento na procura por atividades esportivas no local”, explica o secretário Anadelso Pereira.
Núcleos esportivos
A arena é hoje um dos 68 núcleos esportivos em funcionamento na cidade, dentro dos projetos Vila Ativa e Campeões da Vila. Lá, são oferecidas aulas gratuitas em sete modalidades diferentes: basquete, vôlei, vôlei adaptado, ginástica rítmica, futebol infantil, capoeira, circuito funcional e judô, atendendo a públicos de diferentes faixas etárias.
A Secretaria de Esporte e Lazer disponibiliza informações e orientações sobre vagas esportivas pelos telefones (27) 3149-7430 e 3149-7286, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para se inscrever nas atividades, é necessário apresentar documento com foto e atestado médico. Crianças devem estar regularmente matriculadas na escola. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Aulas de ritmos movimentam Complexo Esportivo Hugo Viola
> Capital do esporte: Vitória ganha novos módulos de calistenia
> Taça Comodoro do ICES será neste final de semana, em Vitória
> Vila Velha oferece vagas em aulas de atividades esportivas
> Iate Clube do Espírito Santo celebra 79 anos de tradição náutica
> Guarapari recebe encontro off-road do dia 08 à 10 de agosto
> Estação Cidadania-Esporte está com 150 vagas abertas
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













