EDUCAÇÃO
Viana: Escola prepara alunos para torneio estadual de xadrez
Alunos de todas as turmas da escola estão treinando a modalidade nos horários pré-aulas
Em 10/05/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Um jogo que requer raciocínio lógico e estratégia, não envolve o elemento sorte. O xadrez é praticado por milhões de pessoas em torneios, clubes, escolas, e não é diferente na EMEF Cívico Militar João Natalício.
Alunos de todas as turmas estão treinando a modalidade nos horários pré-aulas, para conquistar uma excelente colocação no campeonato estadual. Para jogar é necessário um tabuleiro, feito pelos próprios alunos com matérias recicláveis. Além disso, o jogo também é composto por oito colunas e oito linhas, o que resulta em 64 casas possíveis para a mobilidade das peças.
Letícia Chaider dos Santos, de 14 anos, é a única remanescente dos competidores que participaram do torneio nacional em 2021, realizado no Rio de Janeiro. A aluna comentou sobre sua participação na competição brasileira e suas expectativas para o estadual.
“Muito feliz em participar de grandes competições. Admito ter achado estranho no começo. Não imaginava que eu ia chegar e participar de uma competição nacional de forma rápido como foi. Infelizmente não ganhamos, mas tudo bem! Agora temos a competição estadual, após a semana de prova vou voltar aos treinos e tentar vencer”, comentou Letícia.
Segundo o professor Thiago Dantes de Menezes, o esporte está ajudando os alunos também em sala de aula. Os mestres de outras disciplinas, como português e matemática comentam que as crianças que participam da equipe de xadrez aumentaram o foco e a concentração nas aulas.
“O xadrez, depois das competições e do ensino médio, vai para vida deles. Eles estão pegando todo o aprendizado ensinado aqui e repassando isso nas aulas, em outros esportes e com a família. Todos estão mais atentos com tudo, até porque o xadrez motiva o aluno a querer estudar, se ele quiser ser o melhor jogador, ele tem que estudar, procurar a melhor jogada, ter atenção e essas qualidades acabam refletindo nas outras matérias e na vida de cada um”, explicou o professor.
O xadrez é a ginástica da inteligência. A melhor educação do estado sempre buscar por inovação e novos meios para ensinar nossas crianças novos conhecimentos, para que, no futuro, se tornem homem e mulheres de bem, dando um cheque-mate nos obstáculos.
A competição estadual está marcada para o mês de junho. O professor continuará com os treinos, e vai selecionar os cinco melhores alunos para representar a EMEF João Natalício e Viana no torneio. (Secom/PMViana)
Leia também:
> Centro Pop inaugura sala de Educação de Jovens e Adultos
> Estudantes aprendem a reaproveitar resíduos orgânicos
> São Mateus realiza entrega de material didático em escolas
> Programa de qualificação técnica abre 140 vagas em Linhares
> Governo do ES abre edital para a concessão de bolsas de ICT
> SOS Escola: diretores de Vila Velha passam por instrução
> Linhares: Alimentação saudável é tema de projeto em escola
> ES oferta vagas para Programa de Intercâmbio Estudantil
> Alunos de Cachoeiro vão receber kits de material escolar
> Alunos participam de oficinas de Criação Literária em Vila Velha
TAGS: VIANA | XADREZ | MODALIDADE | TORNEIO | ALUNOS