AGRICULTURA
Viana faz visita técnica a fazenda voltada para a piscicultura
Prefeito de Viana, Wanderson Bueno, esteve na Propescado, fazenda experimental da Alinutri
Em 26/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Alinutri se colocou à disposição para prestar assistência técnica a possíveis empreendimentos em Viana, de forma gratuita, colaborando assim com o desenvolvimento da cidade.
O Prefeito de Viana, Wanderson Bueno, esteve na Propescado, fazenda experimental do Grupo Alinutri, onde são testadas rações da empresa e se produz cerca de 500 toneladas peixe/ano, entre Tilápias (maior parte da produção) e Pintados. A visita técnica contou com a presença dos Secretários de Agricultura, Antonio Cezar Lázaro, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Albenes.
Foi possível aprender sobre todo o processo de produção e manejo do pescado. A Alinutri se colocou à disposição para prestar assistência técnica a possíveis empreendimentos em Viana, de forma gratuita, colaborando assim com o desenvolvimento da cidade.
Na parte da tarde, os secretários Cezar Lázaro e Cesar Albenes, acompanhados de suas equipes, estiveram em Marataízes para conhecer os projetos de produção de peixes ornamentais e peixes de aquário. Na produção, são utilizados produtos recicláveis para a confecção dos tanques de peixes, tais como lonas e papelão, um processo que traz economicidade, sustentabilidade e alto rendimento ao produtor.
No prazo de um mês a Prefeitura de Viana lançará um programa de fomento à piscicultura na cidade, coordenado pelas Secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico. No projeto, a prefeitura disponibilizará a produção de tanques escavados gratuitamente, além de dar assistência técnica. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tratará de linhas de financiamento e apoio à organização de associações e cooperativas.
“Observamos o potencial técnico e econômico no desenvolvimento da Piscicultura em Viana. Investiremos para que nos próximos anos o município tenha uma nova alternativa econômica que gere renda para o vianense”, destaca o secretário Albenes.
Também estão previstos cronogramas de cursos e visitas com possíveis produtores junto à Alinutri e aos produtores de Marataízes. Viana investirá na Piscicultura como alternativa econômica e para diversificar seu arranjo produtivo no campo. (Secom/PMViana)
Leia também:
> CMN remaneja R$ 1,32 bilhão para cafezais afetados por geadas
> Brasil tem novas regras para registro de defensivos agrícolas
> Cacau de Linhares é finalista do Concurso Nacional de Cacau
> Produtores de uva de Linhares fazem visita em Santa Teresa
> Banestes faz parceria para apoiar produção de cafés especiais
> Produção de uvas cresce cada vez mais em Alfredo Chaves
> Incaper exibe experiências da agricultura familiar no Estado
> Banestes já liberou 720 milhões em crédito emergencial
> Preço do feijão carioca dispara nos mercados de Linhares
> Incaper realiza cursos de cultivo de cacau só para mulheres
TAGS: VIANA | VISITA TÉCNICA | ALINUTRI | PRODUÇÃO | PESCADO