SAÚDE
Viana oferece teleconsultas em 12 especialidades médicas
Município oferecerá teleconsultas em 12 especialidades em uma parceria com Governo ES
Em 17/03/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O atendimento inovador será realizado, inicialmente, na Policlínica de Viana, em Marcílio de Noronha.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A saúde está cada vez mais perto do vianense! O município oferecerá, a partir desta sexta-feira (14), teleconsultas em 12 especialidades em uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SESA).
>> Rio amplia para 18 anos faixa etária para vacinação da dengue
O atendimento inovador será realizado, inicialmente, na Policlínica de Viana, em Marcílio de Noronha.
Serão ofertados atendimentos virtuais nas seguintes especialidades médicas: Angiologia adulto; Cardiologia adulto; Cardiologia pediatria; Dermatologia adulto; Gastroenterologia adulto; Neurologia adulto; Ortopedia adulto; Ortopedia pediatria; Otorrinolaringologia adulto; Otorrinolaringologia pediatria; Psiquiatria adulto; e Urologia adulto.
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, afirmou que a implementação das teleconsultas em Viana representa um grande avanço para a saúde pública do nosso município.
“Por meio desta parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde, estamos oferecendo aos vianenses uma oportunidade de acesso a especialistas médicos sem a necessidade de longos deslocamentos. Com a utilização dessa tecnologia, conseguimos não só facilitar o atendimento, mas também reduzir a espera por consultas especializadas, o que traz mais eficiência e qualidade para os nossos serviços de saúde. Além disso, iniciativas como essa são fundamentais para garantir que todos os cidadãos, independentemente da sua localização, possam ter acesso a cuidados médicos de excelência, algo que já é uma realidade em outros países como o Canadá, que também utiliza a teleconsulta com grande sucesso".
"As teleconsultas representam uma grande inovação na maneira como a saúde é entregue à população. Com essa tecnologia, conseguimos quebrar barreiras geográficas e levar o atendimento especializado a quem mais precisa, de maneira rápida e prática. O processo começa nas Unidades Básicas de Saúde, onde nossos profissionais farão a triagem e, se necessário, encaminharão o paciente para a consulta com o especialista. Esta modalidade é uma grande aliada no Sistema Único de Saúde (SUS), pois além de ampliar o acesso, reduz custos e, mais importante, melhora a experiência do paciente. É um modelo que tem sido utilizado em diversos países, como a França, que tem uma das maiores implementações de teleconsulta no mundo, e vem mostrando resultados positivos, como a redução no tempo de espera e maior satisfação entre os pacientes," pontuou a secretária de Saúde de Viana, Jaqueline Jubini.
Como funciona?
A teleconsulta é um modelo de consulta médica realizada remotamente e que utiliza tecnologias digitais, como a videoconferência. Esse serviço vai facilitar o acesso à saúde aos vianenses, diminuirá a absentenção e o mais importante: diminuirá o tempo de espera para consultas especializadas.
Para o acesso, os munícipes devem passar pelo atendimento em uma das 18 Unidades Básicas de Saúde da cidade e, após avaliação médica, será solicitada a consulta com especialista, se o profissional julgar necessário.
A unidade encaminha o paciente para a central de regulação municipal e o agendamento é feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, explica que são vários os benefícios com a entrada das teleconsultas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto para os municípios quanto para os usuários.
“Por meio dela é possível ampliar o acesso à saúde, evitando deslocamentos. A adesão dos municípios à teleconsulta resulta em redução de custos, principalmente com o transporte sanitário, e contribui para uma maior agilidade e eficiência no tratamento, já que reduz o tempo de espera por um atendimento com um médico especializado. A teleconsulta já é uma modalidade bem utilizada no mundo, um caminho democrático de proporcionar ainda mais facilidade de acesso à saúde para a população. O município só precisa disponibilizar uma sala com um computador e internet, uma caixinha de som e um profissional de saúde para acompanhar o paciente durante a consulta remota. O Suporte técnico, a capacitação e o agendamento via Regulação Estadual é realizado pela Sesa”, falou. (Secom/PMViana)
Leia também:
> Rio amplia para 18 anos faixa etária para vacinação da dengue
> Alfredo Chaves dá início ao mutirão de oftalmologia adulto
> ES tem maior cobertura vacinal de HPV do país em 2024
> Sesa atualiza pontos de testagem para detecção da Covid-19
> Serra inova no combate ao câncer e de doenças renais
> US de Linhares adotam testes rápidos para detectar a dengue
> Sesa alerta para prevenção e diagnóstico das doenças renais
> Mães vacinadas contra covid protegem bebês com aleitamento
> Conheça o acesso ao programa de Planejamento Familiar
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET