CIDADE

Viana orienta sobre o comercio ilegal de produtos férreos

Viana abordou sete ferros-velhos para orienta sobre a comercialização ilegal de produtos.

Em 05/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Victor Andrade/PMViana

Participaram da fiscalização a Guarda Civil Municipal (GCMV), servidores da Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), Vigilância Sanitária e a Comissão Integrada de Fiscalização Interna.

Na manhã desta terça-feira (04) equipes da Prefeitura de Viana abordaram sete ferros-velhos da cidade para orientar os empresários sobre comercialização ilegal de produtos férreos, apresentando a eles a Lei Municipal Nº 3.267/2022, que proíbe a comercialização e aquisição de matérias metálicos ferrosos e não ferrosos e institui o Código de Posturas e de atividades urbanas do município.

Participaram da fiscalização a Guarda Civil Municipal (GCMV), servidores da Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), Vigilância Sanitária e a Comissão Integrada de Fiscalização Interna.

Os fiscais alertaram os empresários sobre a necessidade de registrar, mensalmente, a quantidade de produtos comercializados, com a respectiva nota fiscal e/ ou outro comprovante legal, inclusive quanto aos produtos adquiridos de coletores de material reciclável autônomos.

Serão necessárias informações como: data de entrada do material comprado, bem como de saída ou baixa, no caso de venda; nome, endereço e identidade do vendedor ou comprador e as características do material e sua quantidade.

Além de averiguar a prática da lei nos estabelecimentos, os agentes verificaram possíveis irregularidades na questão sanitária e ambiental dos locais.

Os ferros-velhos vistoriados pelos agentes da Prefeitura estão nas regiões de Vila Bethânia, Industrial, Nova Bethânia, Marcílio de Noronha, Canaã e Universal.

De acordo com a lei, todos os estabelecimentos têm prazo de 30 dias para se regularizar.

“A ação foi positiva, uma vez que conseguimos abranger diversos bairros do município. Além de manter a segurança, também atuamos para orientar sobre a forma correta de comercialização e recebimento de materiais. Com isso, queremos frear as compras de produtos de procedência duvidosas em áreas públicas e privadas da cidade, pois sem ter para quem vender, estes crimes tendem a diminuir”, afirma o Subsecretário de Defesa Social, Capitão José Campos.

O subsecretário ressaltou que constantemente são recebidas denúncias anônimas referente a materiais irregulares nesses locais.

“Com a fiscalização, vamos construir uma cidade sem criminalização e segura para todos os tipos de comércio”, destacou o Capitão Campos. (Secom/PMViana)

Leia também:

Viana inaugura reforma de escola na comunidade de Formate
Procon Viana dá dicas para compras na Semana Santa
Vitória inaugura o Centro Municipal de Saúde do Trabalhador
Procon de Cachoeiro divulga dicas para compras da Páscoa
Prefeitura vai ampliar Escola de tempo integral em Resistência
Prefeitura de Cachoeiro fará obras na Linha Vermelha segunda (3)
Semana Santa: Feiras livres de Linhares serão antecipadas
Prefeitura da Serra faz entregas de uniformes e kits esportivos
Prefeitura de Vitória substitui 5 mil lâmpadas em 8 bairros
Vila Velha debaterá novo Plano Diretor Municipal, na quarta (5)
Cidade de Aracruz celebra 175 anos e emancipação política

TAGS:
VIANA | ORIENTA | COMERCIALIZAÇÃO | PRODUTOS | FÉRREOS