CIDADE
Viana orienta sobre o comercio ilegal de produtos férreos
Viana abordou sete ferros-velhos para orienta sobre a comercialização ilegal de produtos.
Em 05/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Participaram da fiscalização a Guarda Civil Municipal (GCMV), servidores da Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), Vigilância Sanitária e a Comissão Integrada de Fiscalização Interna.
Na manhã desta terça-feira (04) equipes da Prefeitura de Viana abordaram sete ferros-velhos da cidade para orientar os empresários sobre comercialização ilegal de produtos férreos, apresentando a eles a Lei Municipal Nº 3.267/2022, que proíbe a comercialização e aquisição de matérias metálicos ferrosos e não ferrosos e institui o Código de Posturas e de atividades urbanas do município.
Participaram da fiscalização a Guarda Civil Municipal (GCMV), servidores da Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), Vigilância Sanitária e a Comissão Integrada de Fiscalização Interna.
Os fiscais alertaram os empresários sobre a necessidade de registrar, mensalmente, a quantidade de produtos comercializados, com a respectiva nota fiscal e/ ou outro comprovante legal, inclusive quanto aos produtos adquiridos de coletores de material reciclável autônomos.
Serão necessárias informações como: data de entrada do material comprado, bem como de saída ou baixa, no caso de venda; nome, endereço e identidade do vendedor ou comprador e as características do material e sua quantidade.
Além de averiguar a prática da lei nos estabelecimentos, os agentes verificaram possíveis irregularidades na questão sanitária e ambiental dos locais.
Os ferros-velhos vistoriados pelos agentes da Prefeitura estão nas regiões de Vila Bethânia, Industrial, Nova Bethânia, Marcílio de Noronha, Canaã e Universal.
De acordo com a lei, todos os estabelecimentos têm prazo de 30 dias para se regularizar.
“A ação foi positiva, uma vez que conseguimos abranger diversos bairros do município. Além de manter a segurança, também atuamos para orientar sobre a forma correta de comercialização e recebimento de materiais. Com isso, queremos frear as compras de produtos de procedência duvidosas em áreas públicas e privadas da cidade, pois sem ter para quem vender, estes crimes tendem a diminuir”, afirma o Subsecretário de Defesa Social, Capitão José Campos.
O subsecretário ressaltou que constantemente são recebidas denúncias anônimas referente a materiais irregulares nesses locais.
“Com a fiscalização, vamos construir uma cidade sem criminalização e segura para todos os tipos de comércio”, destacou o Capitão Campos. (Secom/PMViana)
Leia também:
> Viana inaugura reforma de escola na comunidade de Formate
> Procon Viana dá dicas para compras na Semana Santa
> Vitória inaugura o Centro Municipal de Saúde do Trabalhador
> Procon de Cachoeiro divulga dicas para compras da Páscoa
> Prefeitura vai ampliar Escola de tempo integral em Resistência
> Prefeitura de Cachoeiro fará obras na Linha Vermelha segunda (3)
> Semana Santa: Feiras livres de Linhares serão antecipadas
> Prefeitura da Serra faz entregas de uniformes e kits esportivos
> Prefeitura de Vitória substitui 5 mil lâmpadas em 8 bairros
> Vila Velha debaterá novo Plano Diretor Municipal, na quarta (5)
> Cidade de Aracruz celebra 175 anos e emancipação política
TAGS: VIANA | ORIENTA | COMERCIALIZAÇÃO | PRODUTOS | FÉRREOS