CIDADE
Viana(ES) na rota dos circuitos turísticos.
O município, que faz parte da Rota Imperial, está sendo sondado para integrar a Rota Instrumental.
Em 20/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Integrante da Rota Imperial, o município de Viana está sendo sondado para integrar mais um projeto nesse circuito turístico. O produtor cultural Leonardo Alves, da Caju Produções, visitou as três igrejas centenárias de Viana – Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, ruínas de Belém, em Jucu, e Nossa Senhora da Conceição, no centro de Viana - para conhecer os espaços e selecionar um deles afim de compor a Rota Instrumental, festival que, de 12 a 22 de novembro, percorrerá cidades capixabas que preservam bens e valores históricos nacionais.
Acompanhado pela diretora de Cultura de Viana, Jamille Pereira Correia, Léo Alves explicou que o projeto está em fase de captação de recursos e a definição das cidades que vão integrar a rota será feita após essa etapa. “Dos 14 municípios que compõem a Rota Imperial no Espírito Santo, vamos escolher quatro para dar início à Rota Instrumental e Viana está cotada a ser uma delas”, destacou.
O projeto selecionará músicos e bandas capixabas para apresentações musicais, além de contar com o melhor da música instrumental brasileira, com artistas renomados em concertos e apresentações realizados nos interiores de teatros, museus e igrejas, valorizando o patrimônio cultural da região e atraindo diversas gerações.
Oficinas musicais
Além de shows que vão desde a música clássica, passando pelo jazz e a música popular, o festival oferecerá oficinas musicais para crianças e adolescentes em atividades gratuitas, promovendo o desenvolvimento da capacidade criativa de comunidades, proporcionando o primeiro contato de pessoas com os instrumentos musicais.
A Caju Produções é uma empresa especializada na organização e realização de eventos de diversos segmentos há 13 anos. Um deles é o projeto ‘Seis e Meia’, realizado em Vitória com mais de 30 shows de bandas e artistas como Gabriel O pensador, Paulinho Moska, Jair Oliveira, Hermeto Pascoal, entre outros.
Saiba mais sobre as igrejas centenárias de Viana
1) Igreja Nossa Senhora da Ajuda
Situada na localidade de Araçatiba, a igreja Nossa Senhora da Ajuda foi construída pelos jesuítas no século XVII, fazendo parte do conjunto de edifícios da antiga fazenda Araçatiba, constituída pela residência, engenhos, senzalas e oficinas. Desse conjunto, restam somente a igreja e as ruínas da residência. Tombada pelo IPHAN, a igreja de Nossa Senhora da Ajuda hoje está sob a responsabilidade da Cúria Metropolitana de Vitória.
Localização: Distrito de Araçatiba, Viana.
Acesso: Distrito de Araçatiba, sentido Viana X Rio de Janeiro, localizada a 8 Km de Viana Sede.
Telefone de contato: (27) 3255-1237 (Paróquia Nossa Senhora da Conceição)
Celebrações: Domingos às 19 horas
Quartas e quintas-feiras às 19 horas
2) Igreja Nossa Senhora da Conceição (Matriz)
Em 1815 foi assentada a Pedra Fundamental da Igreja iniciando assim sua construção. O templo foi construído sobre o patrocínio da Intendência Geral da Polícia, tendo à frente Paulo Fernandes Viana. No dia 22 de março de 1817, em solenidade, a igreja foi inaugurada com a presença do Governador Rubim, Paulo Fernandes Viana, além de outras autoridades. A igreja foi tombada, em março de 1983, pelo Conselho Estadual de Cultura que reconheceu sua importância para o patrimônio histórico e artístico do Estado.
Ladeada por duas palmeiras imperiais e construídas pelos primeiros imigrantes açorianos, a Igreja pode ser avistada da BR 262, Km 20, e está situada no centro de Viana.
Localização: Rua Alvimar Silva (Colina da Igreja), Centro - Viana.
Telefone de contato: (27) 3255-1237 (Paróquia Nossa Senhora da Conceição)
Celebrações: Domingos às 07h30 e às 19 horas / Quartas-feiras às 19h30
3) Igreja Nossa Senhora de Belém
Situada no alto de um monte, próximo à entrada do bairro Jucu, a igreja está localizada a 4 km do trevo da BR 262/BR 101. Construída por jesuítas no século XVIII, possui arquitetura típica das igrejas das fazendas do ciclo da cana-de-açúcar e faz parte do conjunto de edifícios da antiga fazenda Araçatiba.
A Igreja foi construída em 1780, por Torquato Martins de Araújo, proprietário da fazenda Araçatiba. No ano de 1880, um incêndio destruiu parte da igreja. Tentativas de restauração foram feitas em 1942 e 1951. Apesar de hoje se encontrar em ruínas, foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em Novembro de 1993 e atrai turistas de todo o país para visitação. A Prefeitura de Viana pavimentou o acesso ao monumento.
Localização: Jucu, Viana
Acesso: na Rodovia BR-101, no sentido Viana x Rio de Janeiro, próximo à entrada do Bairro Jucu.
Fonte: Secom/VIANA