CIDADE

Viana(ES) recebe Exército para combate ao Aedes aegypti.

O exército fará visitas às casas junto aos agentes de saúde.

Em 20/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Nos dias 21 e 22 de janeiro Viana recebe o reforço de 30 homens do 38º Batalhão de Infantaria (Vila Velha), para ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O exército fará visitas às casas junto aos agentes de saúde de endemias do município nestes dois dias. A ação será das 8h às 17 horas.  

No dia 21, o exército estará no bairro Nova Bethânia e no Loteamento El Dourado. Já no dia 22 será a vez dos bairros Areinha, Vale do Sol e Soteco participarem da ação. 

Segundo a secretária de Saúde de Viana, Aline Lane Monteiro, o apoio do Exército Brasileiro nas ações de combate aos focos do Aedes aegypti é muito importante, visto que, soma forças junto ao combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Além de serem qualificados para atuar nesse tipo de situação de emergência, os militares transmitem segurança à população, o que facilita a entrada dos agentes de combate a endemias nas residências, onde estão mais de 70% dos focos do mosquito” afirma a secretária. 

Nas visitas, agentes e militares buscam, com olhar atento, espaços e objetos que possam acumular água parada e ser um local de proliferação do mosquito. 

Outras ações 

A Prefeitura tem intensificado as ações de combate ao mosquito em todo o município. Na última quarta-feira (13) uma ação de reforço foi realizada em Universal, por meio de orientação à população. Durante todo o percurso houve panfletagem, visitação de casa e quintais dos moradores pelos agentes que também inspecionaram de forma criteriosa depósitos, terrenos baldios, quintais, caixas d’água, calhas, telhados. A ação foi reforçada com o carro fumacê. Nesta quarta (20) haverá mais uma ação de combate na região das Bethânias (Vila Bethânia, Morada de Bethânia e Nova Bethânia), a partir das 17 horas.
 
Dados
 
A Secretaria de Estado da Saúde informa que até esta última quinta-feira (14) o Espírito Santo registrou 1.122 casos suspeitos de infecção pelo zika vírus, sendo 10 confirmados laboratorialmente (08 em Vitória, 01 em Vila Velha e 01 em Cariacica). Foram notificados 45 bebês, entre nascidos e em gestação, com suspeita de microcefalia, mas ainda sem confirmação de relação com o zika vírus. Em Viana, não há casos confirmados de zika.

Saiba como se prevenir

Para se prevenir contra a doença é preciso adotar medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, também responsável por transmitir a dengue e a chikungunya.
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais limpos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Fonte: SECOM-VIANA