CIDADE
Vianenses podem participar das gravações de "Os Incontestáveis"
"Os Incontestáveis" será gravado em Viana no próximo dia 07
Em 21/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O longa metragem “Os Incontestáveis” será gravado em Viana no próximo dia 07. E quem quiser participar como figurante de alguns takes gravados em uma fazenda próxima à Viana Sede a oportunidade está lançada. São 40 vagas disponibilizadas, sendo 20 para quem participou das Oficinas de Teatro oferecidas, recentemente, pela Secretaria de Cultura. Já as outras 20 vagas estão abertas para a comunidade de Viana Sede.
Será disponibilizado transporte para o deslocamento do grupo até a locação de gravação, com saída às 16 horas do dia 07, em frente ao Teatro Municipal, em Viana Sede, com retorno previsto para às 23h30. Para participar é preciso levar, preenchidos, até à Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em Viana Sede, o termo de autorização do uso de imagem e a inscrição. Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de janeiro.
Na semana da gravação, a produtora fará contato direto com os participantes para explicar o contexto das filmagens, bem como figurino e horários.
Filme
“Os Incontestáveis” foi aprovado pelo edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em 2014. Os Incontestáveis é um projeto de filme de longa metragem que será exibido no Espírito Santo em janeiro e fevereiro de 2015. O filme será finalizado em meados de 2015 e tem duração prevista de 80 minutos.
Os Incontestáveis é um projeto de filme longa metragem a partir do roteiro homônimo do diretor Alexandre Serafini, que tem três curtas na carreira. O roteiro retrata a história de dois irmãos que partem em busca do carro que pertenceu ao pai que os abandonou, saindo da cidade de Vila Velha, na Grande Vitória, e terminando em Cotaxé, distrito de Ecoporanga, no noroeste do Espírito Santo. Esse distrito é onde travou-se a “Guerra do Contestado”, conflito de terras que ocorreu em meados dos anos 50, quando ainda não havia definição de fronteiras entre os Estados de Minas, Bahia e Espírito Santo.
Um pregador de nome Udelino, aproveitando-se da situação, proclamou um estado independente, denominado União de Jeová, Fez reforma agrária e tentava montar um regime igualitário, quando as polícias dos estados oficiais interviram e massacraram o estado rebelde.
O roteiro não se prende a história e se passa nos dias atuais, mas esses acontecimentos reais do passado interferem na vida dos personagens levando-os a situações inusitadas. Os personagens se alteram, alguns mudam de nome e o próprio roteiro ganha contornos surrealistas enquanto os delírios de justiça social ganham força na mente de um dos irmãos.
Quem produz?
Ursula Dart, produtora executiva e coordenadora de produção, desde os anos 1990, já realizou vários projetos de audiovisual no Estado do Espírito Santo, tanto na área cultural produzindo filmes documentários e de ficção de curta e longa metragem quanto na área comercial produzindo vídeos institucionais, VT’s e campanhas publicitárias.
Na área cultural, alguns dos filmes produzidos são: Macabéia, de Erly Vieira Jr., Baseado em Estórias Reais, de Gustavo Moraes, Nunca mais vi Érica, de Lizandro Nunes, 2 e meio, de Alexandre Serafini, As Horas Vulgares, de Vitor Graize e Rodrigo de Oliveira.
Para televisão, Ursula produziu e dirigiu o documentário Convento da Penha – 456 anos de história, 26 minutos de duração, para a Gazeta, afiliada da Rede Globo e coordenou a produção da série Raízes para o mesmo canal.
Quem dirige?
Alexandre Serafini, roteirista e diretor, tem três curtas na carreira, sendo o último deles “2 e meio”, finalizado em 2010, o que teve maior expressão nos Festivais de Cinema brasileiros e internacionais. Dentre os principais festivais em que participou, estão 14ª da Mostra Tiradentes de Cinema – selecionado para Mostra Foco, 22º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, entre outros.
Na televisão, Serafini foi produtor do programa Em Movimento, da A Gazeta, por cinco anos. No campo da direção, ele co-dirigiu As coisas boas da vida, uma série para o Canal Brasil que faz parte de um recorte na vida de Rubem Braga, considerado o maior cronista do Brasil. A série está programada para ir ao ar neste ano.