ECONOMIA INTERNACIONAL
Vice americano quer acordo comercial modelo com Japão
O vice-presidente americano Mike Pence (E) e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.
Em 13/11/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Japão e Estados Unidos negociarão um acordo comercial bilateral que servirá de “modelo” para outros países, afirmou nesta terça-feira o vice-presidente americano, Mike Pence, em Tóquio.
Pence, que se reuniu com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, reiterou a posição de Washington de que as empresas americanas enfrentam obstáculos injustos no Japão.
“Os Estados Unidos tiveram um desequilíbrio comercial com o Japão por muito tempo. Os produtos e serviços americanos muitas vezes enfrentam barreiras para competir de forma justa no mercado japonês”, disse Pence, ao lado de Abe.
“A melhor oportunidade para o comércio livre, justo e recíproco chegará com um acordo comercial bilateral”, completou.
Abe e o presidente americano, Donald Trump, concordaram em setembro em negociar um acordo comercial, o que reduziu os temores de que o Japão estaria na lista de países penalizados com tarifas de importação de Washington.
“O próximo acordo comercial entre Estados Unidos e Japão será um modelo para o Indo-Pacífico”, afirmou Pence.
Estados Unidos e Japão, a primeira e a terceira maiores economias do planeta, representam em conjunto quase 30% do PIB mundial.
Pence fez uma rápida escala em Tóquio antes de seguir para reuniões regionais, incluindo o encontro da Asean em Singapura e o da Apec em Papua-Nova Guiné.