ECONOMIA INTERNACIONAL

Vice-ministro da Rússia diz que ajuda a Cuba visará benefício mútuo

Yuri Borisov afirmou que a ajuda que a Rússia dará a Cuba não será em prejuízo.

Em 03/11/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Brasil 247

O vice-primeiro-ministro russo, Yuri Borisov afirmou que a ajuda que a Rússia dará a Cuba não será em prejuízo dos interesses econômicos russos, segundo um trecho divulgado pela agência "Interfax" da entrevista que será exibida neste sábado pelo canal "Rossiya 1".

"Não escondo que, na situação atual, ao desenvolver as nossas relações econômicas e comerciais, não devemos fazer isso em prejuízo próprio", disse o político, que na sexta-feira participou da cúpula russo-cubana realizada no Kremlin.

Borisov explicou que agir desse modo seria "insensato, inconveniente e poderia repetir a experiência viciosa da União Soviética", uma alusão ao Estado que privilegiava os critérios políticos sobre os econômicos nas relações com outros países.

"Por isso, ao ajudar Cuba e outros países, não perdemos de vista nossos próprios interesses", ressaltou.

De acordo com o vice-primeiro-ministro russo, as relações da Rússia com Cuba se basearão no "benefício mútuo", e não em "determinadas vitórias ou derrotas políticas".

Na sexta-feira, o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, se reuniu com o governante russo, Vladimir Putin, em sua primeira visita oficial à Rússia desde que tomou posse, em abril deste ano.

Além do encontro com o chefe do Kremlin, Díaz-Canel participou de reuniões com os presidentes de ambas as câmaras do Parlamento russo, com o líder do Partido Comunista da Rússia, Guennadi Ziuganov, e com um grupo de diretores das maiores empresas russas.

A visita do líder cubano à Rússia faz parte de uma viagem internacional que inclui China e Coreia do Norte, entre outros países.