TEMAS GERAIS
Vigilância Sanitária faz blitz em supermercados da Serra
Ações vão até 30 de dezembro, têm objetivo garantir mais segurança aos consumidores.
Em 22/12/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Quando falamos em condições higiênico-sanitárias, consideramos desde a estrutura física até as condições necessárias para acondicionamento, fluxo de produção, descongelamento técnico, estocagem e até embalagem.
Está aberta a temporada para preparo dos quitutes natalinos. Melhor dizendo: foi dada a largada para pré-preparação e encomendas das ceias de final de ano. Visando verificar as condições higiênico-sanitárias dos supermercados, os fiscais da Vigilância Sanitária municipal têm realizado blitz nos estabelecimentos licenciados que confluem grande rotatividade de consumidores no município.
As ações, que vão de 13 a 30 de dezembro, têm como objetivo garantir mais segurança aos consumidores, verificando e orientando às redes quanto as irregularidades que forem constatadas.
Até esta quarta (21), oito supermercados foram vistoriados e, até este momento não foram encontradas situações de risco grave e iminente à saúde pública. Os responsáveis pelos estabelecimentos onde foram encontradas falhas e irregularidades são orientados e notificados com prazo para correção. A expectativa é de verificar 30 supermercados.
Quando falamos em condições higiênico-sanitárias, consideramos desde a estrutura física até as condições necessárias para acondicionamento, fluxo de produção, descongelamento técnico, estocagem e até embalagem.
Os alimentos produzidos, acondicionados e transportados de forma inadequada têm o risco de serem contaminados por bactérias de coliformes fecais, como a Escherichia coli, por exemplo, que podem causar vômito, diarreia, dores abdominais, febre, entre sintomas.
Mas você, consumidor, também pode atuar nessa vigilância. Ao realizar a compra ou receber suas encomendas, vale a pena observar:
Odor ácido, azedo, cheiro forte muito característico de contaminação;
Textura diferente da esperada, como viscosidade, a presença de líquido e espuma;
Para pratos quentes, o ideal é consumi-lo em até duas horas após o recebimento, mantendo-o dentro do forno aquecido (desligado, porém, ainda quente);
Já, para frios, manter os preparos na geladeira e consumi-los em até quatro horas;
E as sobras das ceias? O que fazer?
As chamadas sobras limpas das ceias, ou seja, aquelas que não foram servidas e consumidoas em em até duas após o inpicio da refeição, poderão ser armazenadas sob refrigeração (geladeira) inferior a 5ºC (na primeira prateleira da geladeira), e consumidas em até dois dias. Também podem ser armazenadas sob congelamento inferior a -16ºC, nesse caso, para consumo em até 30 dias.
Dúvidas ou denúncias sobre a comercialização de produtos impróprios para consumo, o munícipe pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária da Serra pelo e-mail: alimentos.visa@serra.es.gov.br. (Secom/PMS)
Leia também:
> Governo do Espírito Santo define os valores do IPVA 2023
> Greve dos aeronautas segue pelo 4º dia com voos atrasados
> Defesa Civil autoriza repasse de R$ 9 milhões a 5 estados
> Aos 74 anos, morre no Rio de Janeiro o ator Pedro Paulo Rangel
> MPF investiga exploração de madeira em terras indígenas
> Base de Alcântara faz o primeiro lançamento comercial
> Caças suecos Gripen passam a incorporar a esquadra da FAB
> CERT.br lança cartilha com dicas para proteger-se de golpes
> Aeronautas mantêm greve marcada para esta segunda-feira
> Maior aquário cilíndrico do mundo explode na Alemanha
> Procon e CDL Vitória firmam parceria para consulta ao SPC
> Aves e frutas deixam a ceia de Natal mais cara em Linhares
TAGS: SERRA | VIGILÂNCIA SANITÁRIA | SUPERMERCADOS | SEGURANÇA | CONSUMIDORES