ESPORTE CAPIXABA

Vila Nova-ES goleia o Ipatinga e faz história na Copa do Brasil Feminina.

Com a vitória de 4 a 0, o Vila pode até perder por 3 gols de diferença.

Em 25/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Desde a criação da Copa do Brasil, em 1989, o futebol capixaba acumula uma série de fracassos. Na versão feminina, que é disputada desde 2007, os times do Espírito Santo ao menos não haviam vencido uma partida. Mas, na noite desta quarta-feira, o Vila Nova-ES escreveu uma nova história. Com uma atuação impecável, o clube capixaba goleou o Ipatinga, por 4 a 0, no Kleber Andrade, em Cariacica, e ficou muito próximo das oitavas de final.

Na primeira etapa o Vila abriu o placar com a meia Luana, em um chute no ângulo. No segundo tempo, o time capixaba voltou melhor e construiu a goleada em outro da meia Luana e mais dois da atacante Thays, que veio do banco.

Com a vitória, a primeira da história do futebol feminino capixaba em competições nacionais, o Vila pode até perder por três gols de diferença, no jogo de volta, para avançar. Ao Ipatinga, resta apenas vencer por cinco ou mais gols de vantagem na partida da próxima quarta-feira, às 15h, no Lamegão, para chegar nas oitavas. Caso o Tigre devolva os 4 a 0, a disputa da vaga vai para as penalidades máximas.

Quem avançar do confronto enfrenta o vencedor de Oratório, do Amapá, e Flamengo. A primeira partida acontece nesta quinta-feira.

O jogo

Em grande parte do jogo, o Vila Nova-ES jogou no campo do Ipatinga, marcando a saída de bola. E foi de uma pressão que saiu o primeiro gol. Aos 37 minutos, após uma roubada de bola pela direita, a meia Luana arriscou de fora da área e a bola entrou no ângulo da goleira Laine.

Na segunda etapa o time capixaba apertou ainda mais a marcação no campo do Tigre. Porém, o segundo gol nasceu de um contra-ataque, que Suênia desceu pela direita e tocou para Luana apenas rolar para o fundo das redes, aos 13 minutos.

Em vantagem, o técnico Luciano Tadino mexeu na equipe e promoveu a entrada da atacante Thays. E, logo no primeiro lance, a jogadora caiu pela esquerda, se livrou de duas marcadoras e chutou rasteiro no canto. A goleira Laine se esticou, mas não conseguiu evitar o terceiro gol, aos 24 minutos.

Para coroar o feito histórico do futebol capixaba, um golaço. Em uma tabela pelo meio, Luana tocou de calcanhar e deixou Thays livre para fazer o quarto do Alvirrubro de Vila Velha, aos 43 minutos.

Vila Nova-es 4 x 0 Ipatinga

Karol; Kamila, Stella, Rosa e Carmen; Monique (Thays), Edna, Bárbara (Larissa), Luana e Tuanny (Ronalda); Suênia.

Laine; Amanda, Keylão, Maria Emília e Gabizinha; Camila (Dorilia Amélia), Tainara (Jéssica), Lidiane (Rejane) e Priscilla; Amanda e Tatielle.

Técnico: Luciano Tadino.

Técnica: Kethleen Azevedo.

Gols: Luana (VIL) aos 37min do 1º tempo. Luana (VIL) aos 13min, Thays (VIL) aos 24min e 43min do 2º tempo.

Árbitro: Geanderson Godoi (ES). Assistentes: Katiuscia Mayer Berger (ES) e Francine de Lima Maximiano (ES).

Copa do Brasil Feminina (1ª Fase - Jogo de ida)
Data: 24 de agosto (quarta-feira). Horário: 20h15 (de Brasília). Local: Kleber Andrade (Cariacica, ES).
Público: 525 pagantes. Renda: R$ 6150,00.

Globo Esporte