CIDADE

Vila Velha aborda o tema moradores em situação de rua

O assunto do 2º GGIM foi a recente evolução do número de moradores de rua na cidade.

Em 07/07/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

O prefeito Arnaldinho Borgo presidiu a reunião, convocada pelo Secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Ribeiro.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) é um fórum voltado a temas de segurança pública, mas como a área de segurança geralmente abrange vários atores, acaba se tornando local para discussões que vão além. Na segunda reunião do ano de 2021, o assunto central foi a recente evolução do número de moradores em situação de rua na cidade e suas implicações, sejam na Assistência Social, na Saúde e até mesmo na segurança pública.

O prefeito Arnaldinho Borgo presidiu a reunião, convocada pelo Secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Ribeiro, que contou com a presença da Comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, a secretária de Assistência Social Leticia Goldner, a secretária de Saúde Cátia Lisboa e o secretário de Serviços Urbanos Anadelso Pereira. Também estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Polícia Rodoviária Federal.

Com a participação de todos os entes, a construção de uma política integrada já está traçada. Para o prefeito Arnaldinho Borgo, o primordial é dar todas as condições de acolhimento àqueles que vivem em situação de rua:

“Não desviamos o olhar. Estamos enfrentando o problema, por meio de uma política séria de Assistência Social com outras secretarias, como Saúde, Serviços Urbanos, Guarda Municipal e outras forças de segurança, além do judiciário. É dessa forma que a gente vai conseguir resgatar essas pessoas para seu núcleo familiar. É assim que trabalhamos, com respeito às pessoas na aplicação das políticas sociais”, afirmou.

O GGIM se tornou um fórum propício para o tema, já que segurança pública envolve muitas áreas no setor público. Nesta linha, o secretário Geovanio Ribeiro aponta que este é um caminho para auxiliar a diminuir ainda mais os índices de criminalidade na cidade:

“É um cenário colaborativo, para o melhor encaminhamento dessas políticas e, com olhar da segurança, promovendo também a diminuição dos índices criminais na cidade de Vila Velha, que já estão melhorando mês após mês, comparados ao ano anterior”, comentou o secretário.

Crimes como furto e roubo de veículos, à pessoa em via pública e em coletivos, por exemplo, tiveram redução superior a 25%.

Desde janeiro, a prefeitura realiza a ação Vila Velha Social, formada pelas secretarias de Assistência Social, Serviços Urbanos e pela Guarda Municipal.

“Já chegamos a mais de 50 edições, nos pontos mais críticos, com mais de 450 pessoas abordadas. Nosso objetivo é identificar essas pessoas, tentar o acolhimento e, posteriormente, a Guarda Municipal filtrar cada caso, para afastar a possibilidade de alguma atividade criminosa, bem como a Secretaria de Serviços Urbanos realizar a limpeza dos locais públicos”, ressalta a comandante da GM, Landa Marques. 

Para avançar, a Assistência Social está planejando uma campanha de conscientização, para criar um círculo virtuoso. A secretária Letícia Goldner explica:

“Nosso objetivo é promover a valorização da vida de todas essas pessoas. O conceito da campanha é gerar um círculo virtuoso de ações individuais e coletivas, que produzam políticas públicas mais acertadas e em conjunto com os demais serviços, como abertura de oportunidades no mercado de trabalho, acesso à educação e formação e melhoria da qualidade de vida de todos", disse Letícia.

A próxima reunião do GGIM será realizada no dia 3 de agosto, reunindo novamente todos os atores correlatos à pauta, para pontuarem os encaminhamentos relacionados não só aos moradores em situação de rua, mas a outros temas ligados diretamente à segurança do cidadão.

Leia também:

Prefeitura inaugura e inicia obras em bairros de Vila Velha
Prefeitura de Vila Velha promove educação ambiental na praia
Prefeito de Vila Velha reúne empresários da área de eventos
Prefeitura de Vila Velha assina contrato com associação Revive
CRAS Itinerante no bairro Alvorada nesta sexta-feira (25)
Vila Velha realiza leilão de bens móveis, sucatas e veículos
Defesa Civil de Vitória abre curso on-line para voluntários
Vitória participa da elaboração de ações de educação ambiental
Superendividamento: Procon de Vitória esclarece sobre a lei
Prefeitura de Serra relança projeto empreendedor Costurarte
Prefeitura de Serra realiza obras que beneficiam setor pesqueiro
Prefeitura e ONGs retiram pedras e liberam Trilha de Furnas
Serra inicia reformas no mercado de peixes de Nova Almeida
Serra: Pedidos de poda de árvores feitos pelo site da prefeitura
Procon de Serra dá dicas de compras do Dia dos Namorados
Prefeitura de Serra amplia sua frota com 16 novos carros
Prefeitura de Serra reabre Arena Jacaraípe nesta segunda (07)
Serra: Reuniões de planejamento da cidade iniciam hoje (07)
Serra: Cidade da Grande Vitória que mais reduziu homicídios
Cursos são parte da rotina dos técnicos da Defesa Civil de Serra
Prefeitura de Serra reabre agenda para cadastro no CadÚnico
Vidigal assina ordens de serviços para obras em Jacaraipe
Serra apresenta seu sistema de aprovação de projetos à CBIC
Mata Atlântica: Parque da Fonte Grande tem novos mirantes
Nova lei proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais

TAGS:
PROCON | PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS