CIDADE
Vila Velha aborda o tema moradores em situação de rua
O assunto do 2º GGIM foi a recente evolução do número de moradores de rua na cidade.
Em 07/07/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O prefeito Arnaldinho Borgo presidiu a reunião, convocada pelo Secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Ribeiro.
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) é um fórum voltado a temas de segurança pública, mas como a área de segurança geralmente abrange vários atores, acaba se tornando local para discussões que vão além. Na segunda reunião do ano de 2021, o assunto central foi a recente evolução do número de moradores em situação de rua na cidade e suas implicações, sejam na Assistência Social, na Saúde e até mesmo na segurança pública.
O prefeito Arnaldinho Borgo presidiu a reunião, convocada pelo Secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Ribeiro, que contou com a presença da Comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, a secretária de Assistência Social Leticia Goldner, a secretária de Saúde Cátia Lisboa e o secretário de Serviços Urbanos Anadelso Pereira. Também estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Polícia Rodoviária Federal.
Com a participação de todos os entes, a construção de uma política integrada já está traçada. Para o prefeito Arnaldinho Borgo, o primordial é dar todas as condições de acolhimento àqueles que vivem em situação de rua:
“Não desviamos o olhar. Estamos enfrentando o problema, por meio de uma política séria de Assistência Social com outras secretarias, como Saúde, Serviços Urbanos, Guarda Municipal e outras forças de segurança, além do judiciário. É dessa forma que a gente vai conseguir resgatar essas pessoas para seu núcleo familiar. É assim que trabalhamos, com respeito às pessoas na aplicação das políticas sociais”, afirmou.
O GGIM se tornou um fórum propício para o tema, já que segurança pública envolve muitas áreas no setor público. Nesta linha, o secretário Geovanio Ribeiro aponta que este é um caminho para auxiliar a diminuir ainda mais os índices de criminalidade na cidade:
“É um cenário colaborativo, para o melhor encaminhamento dessas políticas e, com olhar da segurança, promovendo também a diminuição dos índices criminais na cidade de Vila Velha, que já estão melhorando mês após mês, comparados ao ano anterior”, comentou o secretário.
Crimes como furto e roubo de veículos, à pessoa em via pública e em coletivos, por exemplo, tiveram redução superior a 25%.
Desde janeiro, a prefeitura realiza a ação Vila Velha Social, formada pelas secretarias de Assistência Social, Serviços Urbanos e pela Guarda Municipal.
“Já chegamos a mais de 50 edições, nos pontos mais críticos, com mais de 450 pessoas abordadas. Nosso objetivo é identificar essas pessoas, tentar o acolhimento e, posteriormente, a Guarda Municipal filtrar cada caso, para afastar a possibilidade de alguma atividade criminosa, bem como a Secretaria de Serviços Urbanos realizar a limpeza dos locais públicos”, ressalta a comandante da GM, Landa Marques.
Para avançar, a Assistência Social está planejando uma campanha de conscientização, para criar um círculo virtuoso. A secretária Letícia Goldner explica:
“Nosso objetivo é promover a valorização da vida de todas essas pessoas. O conceito da campanha é gerar um círculo virtuoso de ações individuais e coletivas, que produzam políticas públicas mais acertadas e em conjunto com os demais serviços, como abertura de oportunidades no mercado de trabalho, acesso à educação e formação e melhoria da qualidade de vida de todos", disse Letícia.
A próxima reunião do GGIM será realizada no dia 3 de agosto, reunindo novamente todos os atores correlatos à pauta, para pontuarem os encaminhamentos relacionados não só aos moradores em situação de rua, mas a outros temas ligados diretamente à segurança do cidadão.
Leia também:
> Prefeitura inaugura e inicia obras em bairros de Vila Velha
> Prefeitura de Vila Velha promove educação ambiental na praia
> Prefeito de Vila Velha reúne empresários da área de eventos
> Prefeitura de Vila Velha assina contrato com associação Revive
> CRAS Itinerante no bairro Alvorada nesta sexta-feira (25)
> Vila Velha realiza leilão de bens móveis, sucatas e veículos
> Defesa Civil de Vitória abre curso on-line para voluntários
> Vitória participa da elaboração de ações de educação ambiental
> Superendividamento: Procon de Vitória esclarece sobre a lei
> Prefeitura de Serra relança projeto empreendedor Costurarte
> Prefeitura de Serra realiza obras que beneficiam setor pesqueiro
> Prefeitura e ONGs retiram pedras e liberam Trilha de Furnas
> Serra inicia reformas no mercado de peixes de Nova Almeida
> Serra: Pedidos de poda de árvores feitos pelo site da prefeitura
> Procon de Serra dá dicas de compras do Dia dos Namorados
> Prefeitura de Serra amplia sua frota com 16 novos carros
> Prefeitura de Serra reabre Arena Jacaraípe nesta segunda (07)
> Serra: Reuniões de planejamento da cidade iniciam hoje (07)
> Serra: Cidade da Grande Vitória que mais reduziu homicídios
> Cursos são parte da rotina dos técnicos da Defesa Civil de Serra
> Prefeitura de Serra reabre agenda para cadastro no CadÚnico
> Vidigal assina ordens de serviços para obras em Jacaraipe
> Serra apresenta seu sistema de aprovação de projetos à CBIC
> Mata Atlântica: Parque da Fonte Grande tem novos mirantes
> Nova lei proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais
TAGS: PROCON | PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS