SAÚDE
Vila Velha abre agenda para vacinar idosos acima de 65 anos
As vagas poderão ser acessadas através do agendamento on-line, disponível no site da PMVV.
Em 23/04/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Neste momento, estão sendo imunizados população acima de 60 anos. Novos agendamentos são disponibilizados sempre que o município recebe novas doses do Estado.
A Prefeitura de Vila Velha, através da Secretaria de Saúde, irá disponibilizar mais 3.100 vagas para vacinação do público-alvo (primeira dose para pessoas acima de 65 anos e segunda dose para profissionais de saúde) com a vacina da AstraZeneca. As vagas poderão ser acessadas através do agendamento on-line, disponível no site da PMVV, nesta sexta-feira (23), às 19h.
As imunizações seguem acontecendo normalmente nos postos volantes distribuídos na cidade (Shopping Bourlevard, Shopping Vila Velha, Tartarugão, UMEF Paulo Mares Guia e UMEF Tuffy Nader).
Neste momento, estão sendo imunizados população acima de 60 anos. Novos agendamentos são disponibilizados sempre que o município recebe novas doses do Estado.
Acamados
A população acamada ou com dificuldade de locomoção está sendo vacinada em casa pelas equipes de saúde.
"Prefeito sanciona lei que atualiza diretrizes da Defesa Civil"
O prefeito Arnaldinho Borgo sancionou, nesta quinta-feira (22), a Lei Municipal Nº 6.442/2021, que altera e atualiza as ações da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), criada em 2012, equiparando com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).
A nova lei altera os artigos 1º e 2º da antiga norma municipal, prevendo agora, entre outros pontos, que a Defesa Civil é responsável por estimular o desenvolvimento de comunidades resilientes e de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, além de realizar regularmente exercícios simulados, conforme os Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil das áreas de risco.
O Coordenador da Defesa Civil de Vila Velha, Coronel Marcelo D’Isep, explica que o Projeto de Lei é uma adequação da legislação municipal à legislação federal e estadual.
“A Lei Municipal era de janeiro de 2012, e logo em seguida, em abril de 2012, foi feita a nova Lei da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Alguns termos da lei municipal estão em desacordo com a legislação federal e estadual, que é posterior à lei do município. ”
A atuação de prevenção da COMPDEC já teve início, com o cadastro de famílias nas áreas de Risco Muito Alto (R4), ação suspensa com o decreto da quarentena. Logo que possível, será retomada, como importante etapa de mapeamento destes locais já identificados na cidade, que permitirá posterior avanço no cumprimento do Plano Municipal de Redução de Riscos Geológicos (PMRR).
TAGS:
AUXÍLIO | EMERGENCIAL | ECONOMIA | POLÍTICA | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | PANDEMIA | COVID-19