CIDADE
Vila Velha: Ação integrada na feira contra o Trabalho Infantil
Projeto encaminha crianças e adolescentes para trabalharem como aprendizes em empresas
Em 11/04/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Além desta compensação e de receberem uma bolsa de meio salário mínimo como incentivo, eles têm à disposição cursos profissionalizantes no Senac, Senai e outros parceiros.
L. F. S., 11 anos, estudou até o quarto ano e trabalha hoje como carregador na feira de Aribiri, com o carrinho de mão do seu pai, mas afirma ter vontade de voltar à escola. Ele contou que durante a semana ajuda a mãe em casa. Ele é uma das crianças e adolescentes que estão sob o peso do trabalho infantil, mas terá uma oportunidade para mudar essa realidade.
O Projeto Feira Livre do Trabalho Infantil, no qual atuam profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Fiscais da Coordenação de Posturas, Guarda Municipal, Superintendência de Inspeção do Trabalho e Ministério Público do Trabalho encaminha crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil para trabalharem como aprendizes em empresas parceiras, porém sempre no contraturno escolar.
Além desta compensação e de receberem uma bolsa de meio salário mínimo como incentivo, eles têm à disposição cursos profissionalizantes no Senac, Senai e outros parceiros.
A ação na Feira de Aribiri ocorreu na manhã de domingo (10). Os profissionais envolvidos falavam com cada criança e adolescente e com seus responsáveis, quando presentes, explicando o objetivo do projeto e os benefícios desa oportunidade.
A secretária municipal de Assistência Social, Letícia Goldner, acompanhou a ação:
“É uma conjunção de esforços nesta parceria de todos nós para buscarmos a erradicação do trabalho infantil no município de Vila Velha. É um trabalho de convencimento e transferência de conhecimento, mostramos uma oportunidade para que mudem o futuro deles”, explicou Letícia.
Quem esteve à frente de toda a ação foi o criador e coordenador do projeto, o auditor fiscal do Trabalho e coordenador do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil no ES, Péricles Rocha de Sá Filho:
“A Prefeitura de Vila Velha é uma das que aderiu a este projeto importante, para erradicarmos o trabalho infantil no Espírito Santo. As feiras livres são apenas um dos locais onde isso ocorre. O convencimento é importante, porque em alguns casos encontramos resistência dos responsáveis”, comentou.
O próximo local visitado pela equipe será a Feira Livre de Itapuã, ainda no mês de abril. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Ação apreende 3.280 maços de cigarros em Vila Velha
> Prefeito Sérgio Vidigal inaugura CMEI de Colina da Serra
> Começa venda de palmito no estacionamento em Vila Velha
> Prefeitura realiza ação do “Aracruz + Cidadania”, no sábado
> Vila Velha pretende realizar Festa da Penha com segurança
> Vai começar nesta quinta-feira (07), o Carnaval de Vitória
> Lâmpadas de LED na iluminação pública de João Neiva
> Procon da Serra orienta sobre compras dos ovos de páscoa
> Vila Velha lidera ranking de microempreendedores individuais
> Prefeitura de Guarapari aperta cerco contra vans clandestinas
TAGS: VILA VELHA | TRABALHO INFANTIL | CRIANÇAS | ADOLESCENTES | FEIRA