SAÚDE
Vila Velha: Ações de combate à dengue serão intensificadas
As ações de combate ao Aedes aegypti serão intensificadas durante o verão, em Vila Velha.
Em 30/11/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A proliferação acontece devido às constantes chuvas e ao calor intenso, que aceleram o ciclo biológico.
É sabido que no verão são registrados aumentos nos casos de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Para coibir a proliferação do mosquito, a Secretaria de Saúde de Vila Velha, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde, vai intensificar as ações em toda a cidade na estação mais quente do ano.
A proliferação acontece devido às constantes chuvas e ao calor intenso, que aceleram o ciclo biológico. Para impedir o avanço da dengue, serão realizados mutirões com serviços como recolhimento de inservíveis - restos de móveis, vasilhames, pneus e objetos sem utilidade, desobstrução de bueiros, vistorias em imóveis e terrenos, entre outras iniciativas importantes para eliminação de possíveis criadouros do mosquito. O cronograma de ações ainda não está finalizado.
>> Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (30)
Verão sem dengue
Como já divulgado pelo Ministério da Saúde, cerca de 80% dos criadouros estão nas residências. Por isso, um pilar fundamental no combate aos focos do mosquito da dengue é a conscientização.
Por isso, a equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social da Vigilância Ambiental intensificará as ações de conscientização na ação chamada “Verão sem Dengue”. Serão feitas abordagens nas orlas das praias, terminais rodoviários, supermercados, bairros, e em locais públicos e privados com grande concentração de pessoas.
Serão realizadas exposições científicas do ciclo de vida do Aedes aegypti, distribuição de check list, panfletagem contendo orientações de combate às arboviroses e teatro de fantoches abordando, de forma lúdica, como realizar a eliminação de focos nos quintais, imóveis e condomínios
As ações vão acontecer nos meses de janeiro e fevereiro, com cronograma ainda a ser finalizado.
Ações rotineiras
A Vigilância Ambiental em Saúde atua de forma intensificada na realização das visitas domiciliares, com horário estendido em dois sábados por mês, para reduzir as pendências e alcançar os imóveis fechados durante a semana. Além disso, realiza ações integradas com outras secretarias municipais nos bairros em que o índice de infestação se encontra elevado visando a eliminação de potenciais criadouros.
Também monitora os imóveis que possuem concentração de depósitos com ovos do Aedes aegypti, cadastrados pelo município como pontos estratégicos.
“Semanalmente, esses pontos estratégicos são visitados e a dispensação do inseticida é realizada quinzenalmente, atendendo a periodicidade preconizada pelo Ministério da Saúde”, explica o gerente de vetores, Luiz Roberto Meneghel. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (30)
> Sábado terá postos de vacinação por livre demanda em VV
> Cariacica fará ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids
> Serra: Dezembro vermelho terá diversas ações de prevenção
> Mulheres agora tem direito a acompanhante em atendimento
> Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (27)
> Hospital Evangélico vence em 2 categorias de Boas Práticas
> Aplicativo Hemovida vai facilitar doações de sangue no Brasil
> Profissionais alertam para ressurgimento do tipo 3 da dengue
> Novembro Azul: exames, vacinação e consultas sábado (25)
> Serra terá vacinação sem agendamento neste fim de semana
TAGS: VILA VELHA | AÇÕES | DENGUE | VERÃO | COMBATE