SAÚDE

Vila Velha: ​Ações de combate à dengue serão intensificadas

As ações de combate ao Aedes aegypti serão intensificadas durante o verão, em Vila Velha.

Em 30/11/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

A proliferação acontece devido às constantes chuvas e ao calor intenso, que aceleram o ciclo biológico.

É sabido que no verão são registrados aumentos nos casos de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Para coibir a proliferação do mosquito, a Secretaria de Saúde de Vila Velha, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde, vai intensificar as ações em toda a cidade na estação mais quente do ano.

A proliferação acontece devido às constantes chuvas e ao calor intenso, que aceleram o ciclo biológico. Para impedir o avanço da dengue, serão realizados mutirões com serviços como recolhimento de inservíveis - restos de móveis, vasilhames, pneus e objetos sem utilidade, desobstrução de bueiros, vistorias em imóveis e terrenos, entre outras iniciativas importantes para eliminação de possíveis criadouros do mosquito. O cronograma de ações ainda não está finalizado.

>> Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (30)

Verão sem dengue

Como já divulgado pelo Ministério da Saúde, cerca de 80% dos criadouros estão nas residências.  Por isso, um pilar fundamental no combate aos focos do mosquito da dengue é a conscientização.
 
Por isso, a equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social da Vigilância Ambiental intensificará as ações de conscientização na ação chamada “Verão sem Dengue”. Serão feitas abordagens nas orlas das praias, terminais rodoviários, supermercados, bairros, e em locais públicos e privados com grande concentração de pessoas.
 
Serão realizadas exposições científicas do ciclo de vida do Aedes aegypti, distribuição de check list, panfletagem contendo orientações de combate às arboviroses e teatro de fantoches abordando, de forma lúdica, como realizar a eliminação de focos nos quintais, imóveis e condomínios
 
As ações vão acontecer nos meses de janeiro e fevereiro, com cronograma ainda a ser finalizado.

Ações rotineiras

A Vigilância Ambiental em Saúde atua de forma intensificada na realização das visitas domiciliares, com horário estendido em dois sábados por mês, para reduzir as pendências e alcançar os imóveis fechados durante a semana. Além disso, realiza ações integradas com outras secretarias municipais nos bairros em que o índice de infestação se encontra elevado visando a eliminação de potenciais criadouros.
 
Também monitora os imóveis que possuem concentração de depósitos com ovos do Aedes aegypti, cadastrados pelo município como pontos estratégicos.

“Semanalmente, esses pontos estratégicos são visitados e a dispensação do inseticida é realizada quinzenalmente, atendendo a periodicidade preconizada pelo Ministério da Saúde”, explica o gerente de vetores, Luiz Roberto Meneghel. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (30)
Sábado terá postos de vacinação por livre demanda em VV
Cariacica fará ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids
Serra: Dezembro vermelho terá diversas ações de prevenção
Mulheres agora tem direito a acompanhante em atendimento
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (27)
Hospital Evangélico vence em 2 categorias de Boas Práticas
Aplicativo Hemovida vai facilitar doações de sangue no Brasil
Profissionais alertam para ressurgimento do tipo 3 da dengue
Novembro Azul: exames, vacinação e consultas sábado (25)
Serra terá vacinação sem agendamento neste fim de semana

TAGS:
VILA VELHA | AÇÕES | DENGUE | VERÃO | COMBATE