CIDADE

Vila Velha adere ao Programa "Prefeito Amigo da Criança"

Prefeito Arnaldinho Borgo, acompanhado da secretária de Assistência Social Leticia Goldner.

Em 02/09/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Foto: Assessoria/PMVV

O Programa "Prefeito Amigo da Criança", que iniciou em 1996, numa iniciativa da "Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos ( Abrinq)" que, posteriormente, criou a "Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente".

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, acompanhado da secretária de Assistência Social Leticia Goldner, assinou o termo de adesão ao programa “Prefeito Amigo da Criança – Gestão 2021/2024-PPAC”. A assinatura aconteceu na última terça-feira (31).

O programa é uma realização da Fundação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Fundação Abrinq), pelos direitos da criança e do adolescente, que propõe ao prefeito priorizar a infância e a adolescência em seu mandato, com base nos compromissos assumidos pelo Estado Brasileiro, definidos pela Constituição Federal, na Convenção Internacional dos Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente –ECA.

São compromissos do prefeito durante sua gestão: Desenvolver a política de forma planejada, participativa, Intersetorial e sustentável; realizar o processo de planejamento  com alocação orçamentária nas políticas para a infância  e adolescência; qualificar as políticas de atendimento à primeira infância; estabelecer, ampliar e fortalecer a relação entre os poderes e organizações da Sociedade Civil, articulando a Rede de Proteção Integral às Crianças e  aos Adolescentes; fortalecer a atuação dos Conselhos  Municipais e do Fundo Municipal; ampliar os mecanismos de transparência  e controle social.

Participam deste programa as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

Saiba mais

O Programa "Prefeito Amigo da Criança", que iniciou em 1996, numa iniciativa da "Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq)", sendo criada, posteriormente (1989), a "Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente", fortalece a ação dos gestores municipais, oferecendo suporte técnico para implementarem ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, e consequentemente mecanismos recomendados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os princípios do programa, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência.

Leia também:

Prefeitura de Vila Velha inicia cadastro para serviços digitais
Cultura divulga agenda para aniversário de 470 anos de Vitória
Serra realiza curso para melhor atender vítimas de violência
Vila Velha sanciona lei que cria Programa Família Acolhedora
Linhares convoca crianças do Bolsa Família para pesagem
Defesa Civil de Cariacica está de plantão para atendimentos
Ouvidoria Municipal de Viana lança atendimento via WhatsApp
> Prefeitura de Vitória agilizará licença para as pequenas obras 
Prefeitura de Vila Velha faz pavimentação na Alameda do Amor
Bolsão de estacionamento em Vitória recebe nova sinalização
COIFIN: operação “Linha Pura” é realizada na cidade de Viana

TAGS:
ABRINQ | CRIANÇAS | PRAÇAS | SERVIÇO SOCIAL | EDUCAÇÃO | DEFESA CIVIL | CIDADE | PROCON | SEGURANÇA