CIDADE
Vila Velha adere ao Programa "Prefeito Amigo da Criança"
Prefeito Arnaldinho Borgo, acompanhado da secretária de Assistência Social Leticia Goldner.
Em 02/09/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Programa "Prefeito Amigo da Criança", que iniciou em 1996, numa iniciativa da "Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos ( Abrinq)" que, posteriormente, criou a "Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente".
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, acompanhado da secretária de Assistência Social Leticia Goldner, assinou o termo de adesão ao programa “Prefeito Amigo da Criança – Gestão 2021/2024-PPAC”. A assinatura aconteceu na última terça-feira (31).
O programa é uma realização da Fundação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Fundação Abrinq), pelos direitos da criança e do adolescente, que propõe ao prefeito priorizar a infância e a adolescência em seu mandato, com base nos compromissos assumidos pelo Estado Brasileiro, definidos pela Constituição Federal, na Convenção Internacional dos Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente –ECA.
São compromissos do prefeito durante sua gestão: Desenvolver a política de forma planejada, participativa, Intersetorial e sustentável; realizar o processo de planejamento com alocação orçamentária nas políticas para a infância e adolescência; qualificar as políticas de atendimento à primeira infância; estabelecer, ampliar e fortalecer a relação entre os poderes e organizações da Sociedade Civil, articulando a Rede de Proteção Integral às Crianças e aos Adolescentes; fortalecer a atuação dos Conselhos Municipais e do Fundo Municipal; ampliar os mecanismos de transparência e controle social.
Participam deste programa as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.
Saiba mais
O Programa "Prefeito Amigo da Criança", que iniciou em 1996, numa iniciativa da "Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq)", sendo criada, posteriormente (1989), a "Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente", fortalece a ação dos gestores municipais, oferecendo suporte técnico para implementarem ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, e consequentemente mecanismos recomendados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os princípios do programa, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência.
Leia também:
> Prefeitura de Vila Velha inicia cadastro para serviços digitais
> Cultura divulga agenda para aniversário de 470 anos de Vitória
> Serra realiza curso para melhor atender vítimas de violência
> Vila Velha sanciona lei que cria Programa Família Acolhedora
> Linhares convoca crianças do Bolsa Família para pesagem
> Defesa Civil de Cariacica está de plantão para atendimentos
> Ouvidoria Municipal de Viana lança atendimento via WhatsApp
> Prefeitura de Vitória agilizará licença para as pequenas obras
> Prefeitura de Vila Velha faz pavimentação na Alameda do Amor
> Bolsão de estacionamento em Vitória recebe nova sinalização
> COIFIN: operação “Linha Pura” é realizada na cidade de Viana
TAGS: ABRINQ | CRIANÇAS | PRAÇAS | SERVIÇO SOCIAL | EDUCAÇÃO | DEFESA CIVIL | CIDADE | PROCON | SEGURANÇA