CIDADE
Vila Velha apresenta proposta para reduzir risco de deslizamento
Para se antecipar ao risco de deslocamento e deslizamento de barrancos.
Em 12/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para se antecipar ao risco de deslocamento e deslizamento de barrancos, pedras ou barros em morros e encostas de Vila Velha, a Prefeitura apresentou pontos do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) em reunião na manhã de quarta-feira (10).
O encontro ocorreu na sala de conferencias da Prefeitura Municipal de Vila Velha com representantes de diversas pastas municipais. Coordenado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), o PMRR vai ser elaborado num prazo de 12 meses pela empresa Avantec Engenharia LTDA, vencedora do processo licitatório realizado pela prefeitura.
Com as áreas de risco mapeadas, Plano Municipal de Redução de Risco vai facilitar o município a captar recursos junto ao Governo Federal para execução dos projetos e obras que serão apontados pelo plano.
O assessor especial da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito Marcelo D'isep ressalta que o Plano Municipal envolve várias secretarias como Assistência Social, caso haja a necessidade de aluguel social; de Desenvolvimento Urbano, para tratar do crescimento desordenado da cidade e invasões; de Meio Ambiente, pois há áreas de preservações onde não pode ter construção; a Defesa Civil, nas questões de plano de contingência, no socorro e mobilização da comunidade nos núcleos comunitários; de Obras que, além da gestão do contrato, cuidará de alguma interversão estruturante.
“É uma participação de praticamente toda a Prefeitura na construção desse plano, que visa reduzir ou minimizar o risco de escorregamento de massa em todo o município. Nesse primeiro momento estão sendo mapeados 42 bairros, para um diagnóstico” explicou.
Foto: Fabricio Lima - Semcom/PMVV
LEIA TAMBÉM
Vila Velha aprovou o maior número de alunos para PROEJA/IFES-2019
Vila Velha “passou com louvor” no PROEJA/IFES-2019. O município teve o maior número de aprovados na Grande Vitória — e consequentemente no Espírito Santo — no processo seletivo: 62 alunos da Rede Municipal foram qualificados a se matricular em quatro cursos oferecidos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
“Obtivemos índices espetaculares no primeiro semestre de 2019. Aliás, desde 2017 estamos progredindo na Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, afirma o subsecretário municipal pedagógico de Educação, Maurício Luiz Gorza.
As matrículas no Ifes poderão ser feitas na segunda-feira (15) e na terça-feira (16), na Coordenadoria de Registro Acadêmico (CRA) do instituto, localizado na Avenida Vitória, n 1729, em Jucutuquara, Vitória, de 8 às 12 horas e de 13 às 16 horas. A lista com os documentos necessários pode ser conferida AQUI.
“Sessenta por cento de nossos alunos inscritos (103) foram aprovados no exame. Desde o primeiro semestre de 2017, ou seja, em dois anos e meio, a atual gestão trabalhou na aprovação de 252 aprovados no PROEJA/IFES. Entre 2014 e 2016, em um período de três anos, portanto, foram 170 aprovados no processo seletivo”, declarou o coordenador municipal da EJA, Emerson Giostri.
Lista
Os alunos da EJA Vila Velha foram aprovados nos cursos de: Hospedagem (21); Técnico em Metalurgia (13); Técnico em Segurança do Trabalho (10); e Técnico em Guia de Turismo (18). Para o curso de Hospedagem, o município obteve um índice de 84% de aprovação (dos 25 alunos inscritos, 21 foram qualificados).
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL