CIDADE
Vila Velha atende desabrigados em escolas e mantém alerta
Famílias com crianças se encontram nos locais e estão recebendo atendimento.
Em 19/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As pessoas que chegam sem local para dormir e que vão ficar instaladas provisoriamente nos abrigos da Prefeitura de Vila Velha são cadastradas pela Assistência Social para receber alimentação, colchões e materiais de higiene. Diversas famílias com crianças já se encontram nos locais e estão recebendo atendimento de equipes especializadas.
Em duas escolas, uma em Terra Vermelha e outra no bairro Ulisses Guimarães, já estão abrigadas 84 pessoas. Lá, receberam refeições. Além do colchão e roupa de cama, também foram disponibilizados escova de dentes, pasta de dente e sabonete para cada cidadão. Uma terceira unidade educacional, em Jaburuna, já está preparada para receber pessoas que necessitem de apoio ou de um lugar para dormir.
"As pessoas chegam são cadastradas para receberem alimentação, colchão e travesseiro. Já o cadastro geral para demais situações ou benefícios deve ser realizado por meio da Ouvidoria, 162", ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Simões.
Nas escolas, técnicos da Secretária de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Educação e da Defesa Civil trabalham de forma integrada acolhendo quem chega com o auxílio do Exército.
Segundo números do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Naturais (Cemadem), já são quase 200 milímetros de chuvas em Vila Velha nas últimas 24 horas. Mesmo com a redução da chuva, as equipes das secretarias municipais continuam de prontidão, assim como a Defesa Civil, que permanece atuando com o apoio de militares do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, do Corpo de Bombeiros, e membros da Guarda Civil e do serviço Salvamar.
Inclusive, a Defesa Civil orienta para que os munícipes mantenham a calma, evitem sair de suas casas e ao menor sinal de perigo acionem o órgão pelos telefones 199 ou 99895 0100 ou para o Corpo de Bombeiros no 193.
As pessoas chegam são cadastradas para receberem alimentação, colchão e travesseiro. Foto: Divulgação/Semcom-PMVV