CIDADE
Vila Velha conclui reordenação do trânsito no bairro Itapuã
O objetivo é reduzir os conflitos entre os diversos tipos de veículos e riscos aos pedestres.
Em 07/06/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Com as mudanças, houve, principalmente, uma redução de conflitos em cruzamentos, que permitiam até quatro direções distintas.
A Prefeitura de Vila Velha concluiu alterações em projeto viário no bairro Itapuã, que consistiram em implementação de binários, ordenação de cruzamentos com semáforos, alteração de sentidos de direção em vias e revitalização de sinalização vertical e horizontal. As alterações foram feitas com base em projetos da Engenharia de Tráfego da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, com o objetivo de reduzir conflitos entre os diversos tipos de veículos e riscos aos pedestres.
O projeto foi concluído com a mudança de sentido de direção da rua Areia Branca, que passou a permitir o tráfego de veículos em apenas um sentido, atendendo prioritariamente uma necessidade de acesso à UMEF Thelmo Torres, onde havia conflito nos períodos de entrada e saída de alunos, além de regular um conflito entre veículos no encontro com a rua Curitiba.
Antes, uma das principais mudanças foi a implementação do binário entre as ruas Belo Horizonte e Santa Catarina, que contemplou instalação de semáforos em seis cruzamentos, promovendo o fluxo controlado de veículos com sincronia dos semáforos e tempo destinado para travessia de pedestres numa área densamente povoada.
Tanto a Belo Horizonte quanto a Santa Catarina passaram a permitir o tráfego de veículos somente no sentido da orla para dentro do bairro, em contraponto à rua Waldemar Viçosa Pitanga (antiga Resplendor) e à avenida Jair de Andrade, que têm fluxo partindo de dentro do bairro para a praia, formando um binário.
Com as mudanças, houve, principalmente, uma redução de conflitos em cruzamentos, que permitiam até quatro direções distintas. Agora, nos locais com maior fluxo de veículos e pessoas, há apenas dois sentidos, ordenados por semáforos e prevendo tempo adequado para travessia a pé.
Ao todo, foram instalados sete cruzamentos semaforizados, todos contando com botoeiras para pedestres com deficiência visual e tempo adequado para travessia de pessoas com qualquer dificuldade de mobilidade. Também foram revitalizadas e refeitas sinalizações horizontal e vertical, pinturas de faixa de pedestres e vagas de estacionamento. O bairro ganhou também a travessa Alameda do Amor, que faz a ligação entre as avenidas Hugo Musso e São Paulo e tem seguimento na rua Belo Horizonte, além de abertura de trecho da rua Humberto Serrano – trecho atualmente em obras de infraestrutura.
O projeto, apesar de implantado dentro do bairro, interage com adequações de ordem macro no trânsito da cidade, como o Binário Sul. Todas as ações foram discutidas com a comunidade e informadas com antecedência, atendendo às demandas mais urgentes dos moradores. Atualmente, estão em andamento, também com base em estudo de tráfego e mobilidade, adequações no traçado de vias do bairro vizinho, Itaparica. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Vitória autoriza obras na Curva da Jurema e cria novo parque
> Prefeitura de Vitória vai revitalizar orla do bairro São Pedro
> Quinze bairros da Serra recebem saneamento e obras
> Linhares distribui uniformes para as escolas do município
> Prefeitura de Vila Velha reforma a Escola de Terra Vermelha
> Serra celebra o 3 de junho, o dia da educação ambiental
> São Mateus destaca uma força tarefa para limpeza urbana
> Em 17 meses, Serra contemplou 32 bairros com lâmpadas de LED
> Idaf realiza ações educativas em escolas públicas do Estado
> Estudantes de Iúna aprendem Matemática de forma lúdica
TAGS: VILA VELHA | ITAPUÃ | TRÂNSITO | VEÍCULOS | PEDESTRES