EDUCAÇÃO
Vila Velha: educação lança ambiente virtual de aprendizagem
Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha lançou Ambiente Virtual de Aprendizagem
Em 27/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Além de facilitar o acesso do profissional da educação ao conteúdo, por ser online e totalmente gratuito, o AVA proporciona espaço flexível e interativo, para que os usuários possam conversar e construir em conjunto os conhecimentos adquiridos.
Para impulsionar a formação inicial e continuada de todos os mais de 5 mil profissionais da rede de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha lançou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Além de facilitar o acesso do profissional da educação ao conteúdo, por ser online e totalmente gratuito, o AVA proporciona espaço flexível e interativo, para que os usuários possam conversar e construir em conjunto os conhecimentos adquiridos.
“O ambiente não é apenas mais uma tecnologia à disposição dos educadores, mas sim um espaço de interação e reflexão, de construção mútua do conhecimento, de ressignificação de práticas pedagógicas e de acesso a uma formação continuada de qualidade”, explicitou André Freire, da equipe da Gerência de Formação Continuada.
A nova plataforma contempla 8 espaços formativos para os usuários, com locais de apoio aos cursos presenciais e também com a oferta de diversos cursos online. Alguns dos cursos disponíveis atualmente são: formação em Educação Infantil, Viver Matemática, Os desafios da educação étnico-racial e Educação Midiática na Prática.
Outro avanço proporcionado com a implementação do AVA é a automatização da emissão de certificados para os profissionais. Com a plataforma, assim que o usuário finaliza um curso e obtém a nota de aproveitamento necessário, imediatamente o certificado de conclusão é emitido.
“Com o Ambiente Virtual estamos automatizando nossos processos, acelerando as entregas e facilitando a construção da aprendizagem”, ressaltou o gerente de Formação Continuada.
A plataforma também é mais um passo para entender e respeitar as particularidades dos profissionais que compõem a rede municipal, como explicou. “Havia uma dificuldade de participação dos profissionais nos cursos por conta da incompatibilidade de horário. Agora, a plataforma permite que os professores, em horários flexíveis, possam realizar as formações. Além disso, o AVA foi criado para permitir o acesso de múltiplos dispositivos: tablet, computador e smartphone”, contou.
Para auxiliar os profissionais da Educação no acesso à plataforma, a Secretaria Municipal de Educação lançou tutorial de acesso para ajudar. Assista AQUI. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Aulas on-line do Qualificar ES começam nesta terça-feira (26)
> Viana: Alunos são premiados pelo VI Concurso de Desenho
> Matrículas abertas para a EJA para o segundo semestre de 2022
> MEC define valores semestrais para financiamento do Fies
> Alunos da Serra participam de feira de empreendedorismo
> PML: Educação realiza semana pedagógica com formações
> Viana divulga o resultado para as 1.895 bolsas de estudos
> Alunos do ES participam de programa turístico em Brasília
> Cursos técnicos: Inscrições para alunos da Rede Estadual
> Minimuseu em escola conta parte da Pré-história do Brasil
TAGS: VILA VELHA | EDUCAÇÃO | AVA | APRENDIZAGEM | USUÁRIOS