CIDADE

Vila Velha (ES) conquista prêmio com trabalho sustentável para as hortas

O sistema usa canos de PVC, minigarrafas pets e um adaptador de mangueira.

Em 14/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O município de Vila Velha foi o segundo colocado na premiação geral do Estado no Programa Agrinho com a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Reverendo Waldomiro Martins Ferreira, no Xuri. O projeto trabalha a irrigação sustentável para hortas.

O sistema de irrigação sustentável é feito com canos de PVC, minigarrafas pets furadas e um adaptador de mangueira. O projeto é desenvolvido sob orientação do professor Ênio Modenese e os alunos ajudaram em todo o processo, desde a construção do sistema até o plantio e cultivo da horta. 

O projeto também ajuda a melhorar o hábito alimentar dos alunos, uma vez que os produtos da horta são utilizados na merenda escolar, além de fazer uma integração com a comunidade local. A escola se localiza em uma área rural e ideias como esta podem ser colocadas em prática também nas casas dos alunos e até em sítios.

Coordenado pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, o projeto horta funciona deste 2011 e em constante ampliação. “Já são três anos e são 32 unidades trabalhando com a horta orgânica, tanto pedagogicamente quanto em suas refeições. Algumas trabalham com a horta suspensa, outras com a horta tradicional, sempre por adesão. Então estamos sempre ampliando o número de hortas”, explica a coordenadora, Flávia Maciel.
 
Programa Agrinho

O Programa Agrinho é realizado pela parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes). É um projeto que desenvolve ações nas escolas públicas do Estado do Espirito Santo. Existe desde 2005 e se destina a alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Fonte: Semcom/PMVV