EDUCAÇÃO

Vila Velha (ES) realiza Seminário de Alfabetização

O objetivo foi assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade

Em 03/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os profissionais da Educação participaram, nesta última terça-feira (02), do 2º Seminário de Alfabetização, no Centro de Convenções de Vila Velha. A proposta é ter mais um espaço para discutir sobre a importância da alfabetização na idade certa e apresentar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nas unidades de ensino.

Os palestrantes, dr. Carlos Eduardo Ferraço, da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), e drª Sandra Aparecida Fraga da Silva, do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes), foram os responsáveis por compartilhar com os professores alfabetizadores estudos que possam contribuir para o dia a dia da sala de aula.

Segundo a coordenadora do Comitê de Alfabetização, Mônica Cristina Medici da Costa, o seminário está entre as ações previstas no pacto, formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo, com foco em Língua Portuguesa e Matemática.

Para o subsecretário Pedagógico, José Roberto Martins Aguiar, o objetivo é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. “Não tem nada mais gratificante do que ver nossos alunos lendo e somando. Estamos deixando sementes alfabetizando na idade certa e fazendo a diferença nas famílias e nas vidas de nossas crianças”, afirma.

O seminário foi realizado pela Secretaria de Educação, por meio, do Comitê de Alfabetizado/ Pnaic – de Vila Velha.

Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Em Vila Velha, o programa abrange 63 unidades de ensino, atendendo 11.951 alunos, 581 professores alfabetizadores e compondo as 21 turmas de formação. 

Fonte:PMVV