EDUCAÇÃO

Vila Velha: Escolas implantam CIPA para promoção de saúde

Escolas de Vila Velha estão instituindo uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Em 23/10/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Na última quarta-feira (18), integrantes das comissões escolares foram recebidos no Gabinete pelo prefeito Arnaldinho Borgo para apresentar os principais pontos de trabalho e resultados obtidos.

Para aumentar a segurança e bem-estar dos alunos e profissionais da Educação, escolas municipais de Vila Velha estão instituindo uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) nas próprias unidades. Formado por alunos e servidores, o grupo atua com o objetivo não somente de ajudar a prevenir acidentes, mas também doenças e quaisquer formas de violência nas instituições de ensino.

Na última quarta-feira (18), integrantes das comissões escolares foram recebidos no Gabinete pelo prefeito Arnaldinho Borgo para apresentar os principais pontos de trabalho e resultados obtidos. Um destaque foi a UMEF Prof. Luiz Malizeck, que foi reconhecida e premiada em nível estadual pela dedicação e trabalhos desenvolvidos nas áreas de segurança e saúde nas escolas.

>> MEC prorroga prazo do Escola Integral em locais em calamidade

A CIPA escolar tem atuado em diversas frentes e levantado temáticas relevantes para o contexto educacional, com ações para combate ao bullying e ao racismo, promoção da saúde mental, difusão da Lei Federal n.º 13.722 (conhecida como “Lei Lucas” e que trata sobre noções básicas de primeiros socorros nas unidades de ensino), sensibilização do uso do uniforme escolar completo (inclusive tênis) visando à prevenção de acidentes, proteção dos pés e identificação do aluno, dentre outras.
 
Neste ano de 2023, a CIPA foi implementada nas escolas: UMEF Prof. Luiz Malizeck, UMEF Ofélia Escobar, UMEF Leonel de Moura Brizola e UMEF Juiz Jairo de Mattos. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha em parceria com o Ministério Público do Trabalho. Por meio desse convênio, as escolas participantes realizam um treinamento para a implantação da CIPA.
 
Principais pautas e abordagens das escolas participantes da CIPA:
 
UMEF Juiz Jairo de Mattos (São Torquato): trabalhou a importância dos EPI’s para o ambiente escolar. O grupo escolheu como tema a importância do uso do tênis e do uniforme escolar diariamente, como prevenção de acidentes, proteção dos pés e identificação do aluno. Também viram como ponto importante trabalhar a saúde mental dos alunos e professores.
 
UMEF Leonel de Moura Brizola (Santa Rita): realizou visita técnica à escola, com inspeção e produção de relatório; apresentação sobre bullyng e saúde emocional na escola, com produção de cartazes sobre racismo e bullying, além de palestra com equipe multidisciplinar sobre saúde emocional.
 
UMEF Prof. Luiz Malizeck (Divino Espírito Santo): realização de vistoria na escola; campanha de vacinação e conscientização de atualização vacinal; bate-papo sobre bullying; e produção de vídeo sobre a Lei Lucas.
 
UMEF Ofélia Escobar (Aribiri): Fiscalização dos alunos cipeiros na escola; avaliação antropométrica realizada em parceria com a SEMSA e a UVV; palestra com o técnico de Segurança para orientações e alerta de prevenção de acidentes. (Semcom/PMVV)

Leia também:

MEC prorroga prazo do Escola Integral em locais em calamidade
Professores dão dicas para estudar atualidades para o Enem
Prefeitura de Vitória abre inscrições para o QualificaVix
BR conquista 5 medalhas em olimpíada latina de astronomia
Enem garante recursos de acessibilidade para candidatos
MEC anuncia medidas para melhorar a educação superior
Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram 
Educação: App Vitória Online ganha novas funcionalidades.
Entenda como o novo ensino médio vai impactar o Enem
QualificaVIX: carretas levam formação profissional aos bairros
Aracruz será beneficiada com investimentos na educação

TAGS:
VILA VELHA | ESCOLAS | CIPA | SAÚDE | CUIDADOS