CIDADE

Vila Velha ganha oito sinais sonoros para travessia

A previsão é de que até o final do mês de agosto tenha doze pontos da cidade.

Em 20/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O município de Vila Velha vai ganhar, até o final desta semana, pelo menos mais oito sinais sonoros nos semáforos de dois importantes cruzamentos da cidade. Os dispositivos serão instalados nos semáforos das esquinas da Avenida Carlos Lindenberg com a Rua Dom Pedro II, na Glória, e também na Rua Carolina Leal com a Rua Henrique Moscoso, no Centro. A previsão é de que até o final do mês de agosto mais doze pontos da cidade tenham os sinais que auxiliam a travessia de deficientes visuais nas vias do município.
       
Ao serem acionados pelos deficientes, os novos equipamentos emitem um som suave e intermitente enquanto o sinal estiver verde para a travessia. Já no vermelho para os pedestres, o dispositivo emite mensagem com orientação falada. Os sinais sonoros, também conhecido como botoeiras sonoras, são utilizadas para garantir mais segurança na travessia dos deficientes visuais pelas ruas e avenidas da cidade. Os equipamentos estão de acordo com o que determina a Lei Federal 10.098 de 2000.
     
Os locais de instalação das botoeiras sonoras são definidos em comum acordo com a União de Cegos Dom Pedro II (Unicep), em Jardim Colorado, levando em conta os pontos de maior movimentação dos deficientes visuais no município.
     
Vila Velha conta hoje com dezesseis equipamentos sonoros instalados nos cruzamentos da Rua Santa Terezinha com a Avenida Jerônimo Monteiro, na Glória; na Avenida Champagnat, com a Luciano das neves, no Centro; na Rua Antônio Ataíde com a Avenida Champagnat, no Centro; e na Avenida Vitória Régia, em Jardim Asteca.
   
O secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, Oberacy Emmerich destacou a importância da sinalização. “Com a instalação desses equipamentos, nós promovemos a inclusão dos deficientes visuais no trânsito, tornando a cidade mais humana e acessível”, enfatizou.