LAZER

Vila Velha inaugura Parque da Prainha com "Notas da Paixão"

Inauguração foi marcado com o musical que retrata o calvário e a ressurreição de Jesus Cristo.

Em 30/03/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Edie Hallen/PMVV

Inaugurado pelo governador Renato Casagrande e pelo prefeito Arnaldinho Borgo, o novo Parque da Prainha, em Vila Velha, que marca o início da história Capixaba, agora é um amplo espaço de lazer, entretenimento e descanso para as famílias. 


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Quando no dia 23 de maio de 1535 os portugueses chegaram a Vila Velha se encantaram com uma enseada e lá desembarcaram para dar início à colonização do solo espírito-santense. Nesta sexta-feira (29), milhares de pessoas voltaram a se encantar com o local do descobrimento, hoje conhecido como Parque da Prainha.

A região que marca o início da história Capixaba agora é um amplo espaço de lazer, entretenimento e descanso para as famílias. O Parque da Prainha foi inaugurado nesta sexta-feira pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, em uma solenidade que reuniu uma grande multidão. 

Após a inauguração, teve início o primeiro evento do local, o espetáculo musical Notas da Paixão, que retrata o calvário e a ressurreição de Jesus Cristo. Momento de fé muita devoção que emocionou e encantou o públicfo.

Obras

O Parque da Prainha possui 42,5 mil metros quadrados e as obras no local tiveram início em 19 de abril do ano passado. Investimento de R$ 12,7 milhões, fruto da parceria entre a Prefeitura de Vila Velha o Governo do Estado. 

A revitalização do espaço incluiu os serviços de drenagem, esgoto e estrutura elétrica, com a rede de cabeamento construída toda de forma subterrânea. Além disso, foram construídos espaço para apresentações de eventos, banheiros e área gastronômica, com 852,11m².

As melhorias de infraestrutura incluem ainda parquinho para crianças (381,90m²), local destinado aos animais de estimação (420,60m²), academia popular com equipamentos em aço inox (275,96 m²), fonte interativa de águas dançantes de 339,92 m² e com 24 pontos de jatos de água, pistas de caminhada e de corrida, ciclovia ao redor do parque (2.829,12m²), ampla área gramada para piquenique e circulação, entre outros atrativos.

Marco Zero

E para simbolizar o local exato onde a colonização do Espírito Santo começou, com o desembarque de Vasco Coutinho na capitania, em dia 23 de maio de 1535, um marco zero foi construído no Parque da Prainha.

O pavimento artístico, de dez metros de diâmetro, em forma de mosaico, foi construído pelo artista Celso Adolfo, com o apoio de Marcio Antonelli, ambos canelas-verdes, descrevendo a colonização, com os índios, a chegada de Vasco Coutinho e a idealização do Convento da Penha, pelo Frei Pedro Palácios. No centro desse mosaico há uma placa, com um metro de diâmetro, lembrando a data da colonização. 

A orla do Parque da Prainha também foi totalmente reformulada para ser uma área de estar com mais segurança e iluminação. Já em relação às melhorias no paisagismo, foram plantadas palmeiras-imperais no eixo histórico da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e próximo à fonte interativa. 

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Sábado de Aleluia tem César Menotti & Fabiano no Steffen
Grupo Pele Morena se apresenta na Nova Orla de Cariacica
Vila da Páscoa de Cariacica em funcionamento neste feriado
Festival de Páscoa agita o parque da cidade no feriado
Michel Teló fará show no encerramento da Festa da Penha
Parques de Vitória estarão abertos nesta Sexta-feira Santa
Prefeitura de Vitória realiza "Festival da Torta Capixaba 2024"
Colina’s Beer: Um final de semana com muito rock e cerveja
César Menotti & Fabiano retornam para um super show no Steffen
Guarapari comemora o Dia da Mulher com uma exposição

TAGS:
VILA VELHA | PARQUE | PROGRAMAÇÃO | INAUGURAÇÃO | MUSICAL