CIDADE

Vila Velha inicia monitoramento de síndromes gripais

A Unidade de Saúde do bairro Vila Nova será a referência do Sentinela Gripal.

Em 18/06/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMVV

Vila Velha está monitorando e identificando os vírus respiratórios que circulam na comunidade para melhor conhecer a proporção de síndromes gripais no município. É o "Sentinela Gripal", uma ação implantada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, que teve início nesta quarta-feira (17).

A Unidade de Saúde do bairro Vila Nova será a referência do “Sentinela Gripal” na cidade e o atendimento será diário, das 8h às 20h, porém existem orientações específicas para que haja procedimento específicos com referência ao atendimento para a Covid-19.

"Conforme orientado pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA), o exame será coletado em pacientes que estejam entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas de Síndrome Gripal", explica o médico clínico geral da Vigilância Epidemiológica da Semsa, Rogério Barcelos, que esteve na unidade para implantar o serviço, que também contou a participação de Mylene Murad, médica Infectologista da Semsa, para instauração, e orientar os profissionais que atuam no local sobre os procedimentos da coleta.

A subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Irisangela Teixeira, acredita que o “Sentinela Gripal” é mais um aporte para o município, que vem buscando cada vez mais oferecer uma rede de saúde de qualidade para sua população.

“Reconheço como mais uma conquista importante para a saúde em Vila Velha", comemora. (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)