CIDADE

​Vila Velha pretende realizar Festa da Penha com segurança

Após 2 anos sem festa presencial, previsão é que haja recorde de público na festa da Penha

Em 08/04/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Efetivo de guardas municipais, policiais militares, bombeiros e estrutura empenhada, bloqueio de trânsito e desvios, sinalização e infraestrutura estão sendo preparados.

Na manhã desta quinta-feira (7), foi realizado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, voltado à definição do planejamento de segurança da Festa da Penha 2022. Após dois anos sem a festa presencial, a previsão é que haja recorde de público e, com o objetivo de garantir a segurança de todos os devotos da Santa Padroeira do Espírito Santo, integração é a palavra de ordem.

Efetivo de guardas municipais, policiais militares, bombeiros e estrutura empenhada, bloqueio de trânsito e desvios, sinalização e infraestrutura estão sendo preparados. Todos os dias contarão com planejamentos específicos. Começa com o evento de acendimento da Imagem de Nossa Senhora da Penha, na terça-feira (12), passa pela Corrida da Penha (17) e o show da Banda Clube Big Beatles (21).
 
O ponto principal da reunião foi sobre a Romaria dos Homens, no sábado (23), com previsão de fechamento das vias, desvio do trânsito e estratégia de segurança no dia com o maior público. Somente neste dia serão 140 guardas municipais que, em conjunto com a Polícia Militar, irão atuar nos pontos de bloqueio, apoio e na área de eventos.

A reunião foi comandada pelo prefeito Arnaldinho Borgo e contou com a presença do guardião do Convento da Penha, Frei Djalmo. O prefeito comentou que será o primeiro evento de grande porte, religioso, no Brasil após o fim das restrições impostas pela pandemia e que vem gerando grande expectativa da gestão, da organização da festa e dos fiéis. 

“Essa será a primeira festa religiosa deste porte, depois do início da pandemia, em todo o Brasil. Estamos trabalhando para realizar uma festa digna de nossa padroeira e de todos aqueles que vão participar. Afinal, a Festa da Penha é o terceiro maior evento mariano do Brasil. Vamos ver muita emoção em todos os aspectos. Para presentear o público, estamos trazendo também uma grande atração nacional”, disse o prefeito.

Frei Djalmo agradeceu à Prefeitura de Vila Velha e ao prefeito Arnaldinho pelo suporte e apoio como os correalizadores da festa:

“Sentimos um desejo de participar da festa nas pessoas de todo o Estado, principalmente depois de dois anos sem a realização presencial. A Festa da Penha é carregada de esperança e será simbólica para o reencontro das pessoas, para celebrarem Nossa Senhora que está no coração do povo, como um sinal da retomada“, comentou.

Trânsito

No sábado (23), durante a Romaria dos Homens, haverá o fechamento de vias para a passagem dos fiéis em segurança. Serão cerca de 80 pontos de bloqueio ao longo da avenida Carlos Lindenberg, Avenida Jerônimo Monteiro e Rua Antônio Ataíde. 

O fechamento será feito por setores, com previsão para bloquear acessos no setor 1 a partir das 19h – trecho da Avenida Carlos Lindenberg entre a cabeceira da Segunda Ponte e o Viaduto Alfredo Copolillo. Os demais setores serão fechados mediante o avanço da romaria. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Vai começar nesta quinta-feira (07), o Carnaval de Vitória
Lâmpadas de LED na iluminação pública de João Neiva
Procon da Serra orienta sobre compras dos ovos de páscoa
> ​Vila Velha lidera ranking de microempreendedores individuais
Prefeitura de Guarapari aperta cerco contra vans clandestinas
Limpeza pública de Vitória é reforçada com novas máquinas
Carnaval: foliões contarão com rede de internet de Vitória
Prefeitura de Vila Velha Ataíde vai reformar campo de Ataíde
Vias interditadas no entorno do Sambão durante Carnaval
Mais famílias da Grande São Pedro recebem suas escrituras

TAGS: 
VILA VELHA | FESTA DA PENHA | SEGURANÇA | GUARDAS MUNICIPAIS | PÚBLICO