CIDADE

Vila Velha promove campanha de prevenção no Setembro Amarelo

A campanha é de valorização à vida.

Em 03/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

Em adesão à campanha de valorização à vida, a Prefeitura de Vila Velha realiza, neste mês, intensa programação de ações de prevenção ao suicídio, em decorrência da campanha Setembro Amarelo. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo, ou seja, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil ocorrem 32 casos de suicídios por dia, colocando o país como 8º no ranking mundial em taxas de suicídio, sendo que 90% dos óbitos poderiam ser evitados. 

Em Vila Velha, o atendimento a pessoas propensas ao suicídio ocorre, preferencialmente, nas unidades de saúde pelas equipes da atenção primária. Os casos mais graves, como situação após tentativas, são compartilhados com equipe de ambulatório em psiquiatria no Centro Municipal de Especialidades (Cemas)  e/ou Centro de Atenção Psicossocial (Caps), conforme a especificidade e o risco apresentado.

Promoção à vida

Encontra-se em fase de elaboração, no município, um programa específico de atendimento que envolva o comportamento suicida e, além da campanha do Setembro Amarelo, a equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza mensalmente o Grupo de Trabalho Intersetorial para definição de ações conjuntas no sentido de promover a prevenção durante todo o ano. 
 “Os profissionais de saúde abordam o tema por meio de ações em grupos e rodas de conversa sobre o tema e utilizam o protocolo de Classificação de Risco em Saúde Mental para diagnóstico e encaminhamentos”, explica o psicólogo Josélio Demuner Ferreira, da equipe de Saúde Mental da Semsa.

As pessoas podem buscar orientação na unidade de saúde de referência, conforme endereço de residência. Cada uma das unidades conta com equipe psicossocial que poderá acolher e orientar sobre possíveis cuidados e encaminhamentos.

Programação

09/09 - Palestra a colaboradores da EDP Escelsa. Na sede da empresa, em Cariacica
09/09 - O tema será abordado também no "Tecendo Redes" uma tarde com oficinas, música, biodança, rodas de conversa sobre promoção de saúde, varal solidário, mostra de atividades das 14 às 16h no CRAS Centro, uma atividade programada pela Rede Socioassitencial da Região1.
11/09 - Reunião de profissionais da Saúde como o tema Prevenção do Suicídio. Auditório da SEMSA.
17 e 18/09 - Capacitação Agentes de Saúde sobre Prevenção do Suicídio. Auditório da SEMSA.
20/09 -  Roda de Conversa na USF Barra do Jucu, às 14h.
25/09 - Reunião do GT Intersetorial de Prevenção do Suicídio às 9h no auditório da SEMSA. 
26/09 - Caminhada e Panfletagem a partir das 9h envolvendo USF Vila Nova, CAPS, CRAS Jardim Asteca, escolas municipais e estaduais, lideranças comunitárias, na Região 2, organizada pela Rede Socioassistentencial da região.

LEIA TAMBÉM

Vila Velha sediará o Festival de Esquetes do Espírito Santo em setembro

Vila Velha recebera, nos dias 6,7 e 8 de setembro, o 10º Festival de Esquetes do Espírito Santo, que também será a edição nacional deste ano. Trata-se de apresentações de cenas de curta duração que serão realizadas no Teatro Municipal, localizado na Praça Duque de Caxias, Centro.

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

O Festival de Esquetes contará, ao todo com 15 companhias participantes nas categorias adulto e infantil que poderão apresentar drama, comédia e tragicomédia. Na sexta- feira (6) e sábado (7), o evento começa às 19h30 na categoria adulto. Os espetáculos infantis serão realizados no domingo (8) e as esquetes teatrais terão início às 18 horas.

De acordo com a organizadora do evento, Karina Assunção, o objetivo é difundir o trabalho teatral e promover ações culturais para a população de Vila Velha e para todo o país. “O Festival, a partir deste ano, será a edição nacional. O festival é independente, mas precisamos de parceiros para que aconteça”, explicou Karina.

O evento é organizado pelo Coletivo Mão na Massa - Filosofia de quem faz - em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O secretário municipal de Cultura, Alvarito Mendes, considera esta parceria um evento importante e tradicional para nossa cidade, pois acontece há vários anos.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL