CIDADE

​Vila Velha realiza ações para remover veículos abandonados

Somente no mês de janeiro, foram recolhidos das ruas 6 veículos que estavam abandonados

Em 15/02/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Segundo o secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogério Gomes dos Santos, a remoção desses veículos ajuda a diminuir a criminalidade no local onde estão estacionados.

Para melhorar o ordenamento da cidade e proporcionar mais proteção aos moradores, a Secretaria de Defesa Social e Trânsito, através da Inspetoria Estratégica de Trânsito da Guarda Municipal de Vila Velha, tem realizado ações diárias de remoção de veículos em estado de abandono no município. 

Somente no mês de janeiro, foram recolhidos das ruas seis veículos que estavam em situação de abandono, em conformidade com a Lei 6500/2021. No ano de 2022, foram removidos 95 veículos.

Segundo a Lei municipal, é considerado veículo abandonado todo aquele que se encontra estacionado em ruas e apresenta características como: ausência de motor ou motor danificado, um ou mais pneus vazios, furados e/ou danificados em sua banda de rodagem, ausência de pneus ou de rodas, faróis e luzes de sinalização ausentes ou seriamente danificados, falta do vidro frontal ou traseiro, lataria ou estrutura enferrujada, painéis plásticos quebrados e/ou forração rasgada, ausência das placas de identificação e/ou verificação de adulteração na numeração do chassis e/ou do motor, entre outras características.

Segundo o Inspetor Assunção, da Guarda Municipal de Vila Velha, os moradores podem denunciar pela Ouvidoria da PMVV:

“Quando o veículo abandonado for identificado, o morador pode ligar para o 162. Uma equipe vai ao local e verifica a situação do veículo. Caracterizado o abandono, o veículo é removido imediatamente e encaminhado ao pátio cadastrado”, afirma.

Segundo o secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogério Gomes dos Santos, a remoção desses veículos ajuda a diminuir a criminalidade no local onde estão estacionados:

“Muitos criminosos utilizam o veículo abandonado para esconder entorpecentes. Além disso, os carros são utilizados por pessoas em situação de rua como moradia. A remoção é essencial e também uma questão de saúde pois, dependendo do estado do veículo, quando chove há acumulo de água, podendo virar criadouro de mosquitos da dengue”, ressalta. 

Denúncias
Ouvidoria PMVV: 162. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Procon de Guarapari tem dicas para os foliões no carnaval
Carnaval 2023: Saae terá plantão nas praias de Linhares
Defesa Civil de Viana recebe equipamentos do Governo ES
PMVV: ​Bloco do Praia Legal leva a folia para a Praia da Sereia
Cachoeiro: Procon dá dicas para evitar problemas no Carnaval
Serra implementa ação para incentivar o uso de bicicletas
Praias de São Mateus estão entre as mais belas do Brasil
Linhares segue com a distribuição de uniformes às escolas 
Prefeitura e empresários vão fomentar negócios em Aracruz
Presidente Kennedy instala novos pontos de iluminação pública

TAGS:
VILA VELHA | AÇÕES | VEÍCULOS | ABANDONADOS | RECOLHIDOS