TEMAS GERAIS

Vila Velha realiza exposição "Violência, a visão dos jovens".

O evento tem por objetivo conscientizar e mobilizar a opinião pública em torno do grave problema.

Em 27/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Prefeitura de Vila Velha, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Projovem), realiza na próxima quinta-feira (28), às 9 horas, a exposição Violência, a visão dos jovens, no Parque Ambiental do Colégio Marista, na rua Antonio Ataíde, Centro. O evento é uma oportunidade para os jovens do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de São Conrado e Alvorada, mostrarem de uma forma lúdica e experimental tudo que desenvolveram e aprimoraram nesse tempo.

Nesse dia, além da exposição das telas feitas com material recolhido na rua pelos adolescentes, haverá oficinas de bonecas de retalho, oficina de carteiras feitas com material reciclado, varal poético com construção de poesia coletiva, entre outras atividades.

O evento tem por objetivo conscientizar e mobilizar a opinião pública em torno do grave problema da violência praticada contra crianças e adolescentes, com ênfase na visão dos próprios adolescentes. Os temas das telas expostas retratam o extermínio de adolescentes e jovens, redução da maioridade penal e violência contra a mulher. A exposição é uma forma de dialogar, criar oportunidades e estratégias para a valorização de adolescentes e jovens da periferia, com o desejo de articular uma “rede de proteção” aos seus direitos, frente aos desafios e perigos a que nossas crianças, adolescentes e jovens estão cada vez mais expostas em seu dia a dia.

A exposição é reluzente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é resultado de meses de trabalho e diálogo, bem como de atividades realizadas com adolescentes do CRAS São Conrado e Alvorada.

Exposição "Violência, a visão dos jovens"

09 horas
- abertura
Oficina de bonecas de retalho com Renata Britt
História de livro artesanais contadas por Juplin Jones
Oficina de carteiras com Alice Vettorazzo
Varal poético com construção de poesia coletiva
13 horas - Formação sobre juventude
Smokeice Ice - trabalho, Hip Hop e tecnologia
Arte como trabalho e resgate com Gilmar Martins Nunes
15 horas - Roda poética 
15h30 - Rap estilo livre (rima na hora)
16 horas – Encerramento

Projovem Adolescente - Vila Jovem - É um serviço socioeducativo que tem como objetivos oferecer ao adolescente e jovem espaços de convivência e socialização por meio de ações culturais, esportivas e cidadãs. Também possibilita aos adolescentes jovens desenvolverem competências e habilidades voltadas ao mundo do trabalho, oferecendo oportunidade para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos, reelaborem suas próprias experiências e sua visão de mundo.

Participam adolescentes e jovens de 13 a 17 anos, de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família e jovens vinculados ou egressos de programa e serviços da proteção social especial.

As atividades são desenvolvidas são:
Juventude e Direitos Humanos
Juventude e Trabalho                       
Juventude e Arte e Cultura
Juventude e Meio Ambiente           
Juventude e Esporte e Lazer           
Juventude e saúde                           
Hip Hop (graffitte)
Artes Urbanas (dança)
Funk (paz, consciente)
Esporte (skate, queimada e futebol)

Mais de 200 adolescentes e jovens são atendidos pelo programa da Secretaria de Assistência Social, Projovem - Vila Jovem.

Fonte:PMVV