CIDADE

Vila Velha recebeu R$ 1 milhão em recursos federais para a saúde

É um recurso temporário destinado aos serviços de Atenção Básica à Saúde.

Em 14/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

Um investimento de R$ 1 milhão será feito pela Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para manutenção das 19 unidades de saúde do município, complementando os recursos necessários na oferta de serviços à população.

A verba foi liberada através de Emenda Parlamentar pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados (CSSF), a qual contou com articulação do deputado federal Amaro Neto.

 Prevenção

Trata-se de um recurso temporário destinado ao custeio dos serviços de Atenção Básica à Saúde complementando os investimentos aplicados pela municipalidade na qualidade no atendimento por meio de reforma, manutenção dos equipamentos e materiais permanentes, além de aquisição de insumos para a oferta de serviços à população.

“É um dinheiro muito bem vindo que vai ser usado na atenção básica, que é uma atividade da saúde pública de prevenção de doenças e atendimento à população”, assinala o secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior.

LEIA TAMBÉM

Vila Velha intensifica vacinação contra sarampo neste sábado (17)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai realizar no Shopping Vila Velha, Shopping Boulevard, US Terra Vermelha e US Santa Rita, ação de intensificação vacinal contra o sarampo. O foco são moradores de Vila Velha que tenham entre 1 a 49 anos e que estejam com o histórico de vacinação em atraso para a vacina tríplice viral.

 Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

A ação acontecerá neste sábado (17), de 10h às 21h, nos shoppings, e de 8h às 17h, nas unidades de saúde. Outros imunobiológicos do Calendário Nacional de Vacinação também serão disponibilizados durante a ação.

No Shopping Vila Velha a vacinação acontecerá em um espaço na frente do Restaurante Argento e, no Shopping Boulevard, a ação acontecerá no 1º piso.

ATENÇÃOAo procurar a ação de vacinação, o morador deverá estar portando sua caderneta de vacina.
Intensificação

No mês de agosto o Programa Municipal de Imunizações/PMI da Semsa realizou ação de atualização da caderneta de vacina em várias escolas e transportadoras do município. Nesta semana, deu início a vacinação no terminal portuário de Vila Velha.

A Vigilância Epidemiológica de Vila Velha recebeu até o momento 21 fichas de notificação compulsória de casos suspeitos de sarampo. Todos os casos foram investigados e monitorados. Do total de casos notificados, 20 foram descartados, nenhum foi confirmado e um está sob investigação.

O caso que ainda permanece em investigação trata-se de uma criança do sexo masculino, de 11 meses de idade e não vacinada contra o sarampo por não possuir idade mínima dentro do protocolo da rotina, para receber a vacina tríplice viral. Todas as medidas de controle e bloqueio vacinal foram adotadas pelo serviço de vigilância epidemiológica.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL