CIDADE
Vila Velha resgata 60 pássaros silvestres de cativeiro irregular
Fiscalização da Guarda Municipal descobriu um cativeiro irregular no bairro Garoto.
Em 18/03/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Ao todo, 60 pássaros silvestres foram resgatados de um cativeiro irregular no bairro Garoto, em Vila Velha. Os animais foram encontrados, na última quinta-feira (12), após fiscalização efetuada pelo Grupamento Ambiental da Guarda Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vila Velha (Semma).
Dentre os pássaros: coleiros, sabiás e canários da terra. Foi lavrado o boletim de ocorrência no DPJ e, posteriormente, as avés foram encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo. Aqueles que estavam em posse dos animais deixaram o local com a chegada da fiscalização, abandonando as gaiolas.
O subinspetor do Grupamento Ambiental, Willian Gomes de Oliveira, frisa que ações como essa visam, principalmente, o combate aos crimes ambientais.
“Nós recebemos as denúncias, diretamente do 181, através da nossa coordenação de inteligência. A partir daí, partimos para o local indicado para fazer a verificação. Diante do flagrante delito, as providências de condução são executadas. Caso exista apenas vestígios, isso é relatado e informado à coordenação de inteligência”, explicou.
A fiscalização preventiva e repressiva é uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vila Velha (Semma). Seja em carvoarias clandestinas ou resgates de animais silvestres mantidos em cativeiros ou mesmo supressão irregular de vegetação.
“O núcleo atua principalmente dentro das unidades de conservação, áreas naturais e praias do município. As ações envolvem também fiscalizações para coibir à captura irregular de caranguejo ou construções em áreas de preservação permanente e apoio à fiscalização do Meio Ambiente em locais perigosos”, reforçou a subsecretaria de Meio Ambiente (Semma), Marjorye Boldrini.
Grupamento Ambiental
O grupamento especializado foi criado pela Portaria 009/19, publicada no Diário Oficial do Município em 28 de março de 2019, e iniciou os trabalhos em julho do mesmo ano. Funciona com seis agentes em dois turnos, matutino e vespertino. A dinâmica é feita por patrulhamento preventivo, em todas as Unidades de Conservação de Vila Velha através de rondas constantes, no flagrante delito, patrulhamento, inclusive nas trilhas.
Atua também nas ocorrências relacionadas à extração irregular de areia, com parcerias com a Rodosol no recolhimento do animal e da carroça encaminhando o infrator para a Polícia Federal. (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)